Estamos chegando naquela época do ano em que o e-commerce se transforma em um turbilhão de ofertas. Ame ou odeie, a Black Friday se consolidou como a data mais aguardada do comércio eletrônico. Com muitas ofertas incríveis, e outras nem tanto assim, a data gerou um faturamento de R$1,9 bilhões em 2016 e é esperado um crescimento de 15% a 20% para esse ano.
Essa previsão de crescimento é de uma pesquisa do Google, a “Thank God It’s Black Friday” ouviu cerca de 800 consumidores e analisou o cenário para 2017.
Os consumidores
A participação do consumidor é certa, desde 2013 o público só aumenta na data. De acordo com a pesquisa 71% dos consumidores já comprou alguma vez na Black Friday, isso mostra que a data vem ganhando a confiança dos consumidores.
A intenção de compra também está em alta, cerca de 68% pretendem comprar algo na Black Friday de 2017. Em 2016 esse número foi de 61%.
Sobre os fatores que ajudam na hora de finalizar a compra, os principais são preço e confiança na loja.
– Preço do produto 49%
– Confiança na loja 27%
– Confiança na marca 13%
– Frete 5%
– Pagamento parcelado 3%
– Tempo de entrega 2%
Os consumidores também demonstraram um senso de lealdade as lojas que já conhecem, com 32% dos entrevistados dizendo que todas as suas compras foram feitas nas mesmas lojas que compram regularmente.
– Todas minhas compras foram nas mesmas lojas 32%
– Quase todas as compras foram nas mesmas lojas 34%
– Metade das compras foram nas mesmas lojas 11%
– Boa parte das minhas compras foram em lojas novas 17%
– Todas as compras foram em lojas diferentes 6%
A pesquisa também identificou 5 perfis distintos de consumidores:
- Descrentes 16%
Ainda estão desconfiados se o desconto oferecido é real e precisam confirmar os preços.
- Inseguros 22%
Ficam confusos com a quantidade de ofertas e opções. Acabam sendo influenciados por outras pessoas.
- Participativos 22%
Querem saber o que os amigos estão comprando e se atualizam com todas as novidades possíveis.
- Empolgados 22%
Não possuem uma ideia fixa do que comprar, decidem no momento e se deixam inspirar.
- Apaixonados 18%
Os mais envolvidos com a Black Friday, possuem alto nível de engajamento.
O e-commerce
Um fato interessante sobre a Black Friday de 2016 foi o aumento na relevância dos pequenos e-commerces. Foi registrado um aumento nas visitas de 161% durante a Black Friday em relação à média de novembro, demonstrando uma boa oportunidade para pequenas e médias empresas. Nos grandes sites esse crescimento foi de 134%.
A pesquisa também mostrou que a Black Friday é mais do que um dia, com muitas vendas ocorrendo nas horas que antecedem o evento e nos dois dias seguintes. Cerca de 60% do faturamento ocorreu de quinta-feira (20h) até sexta-feira (8h).
Sobre o momento de compra:
– 16% compra de segunda a quinta-feira
– 79% compra durante a Black Friday
– 5% compra no sábado, domingo e segunda
É interessante notar que o ticket médio foi mais alto durante os dias que antecederam a Black Friday, de segunda a quinta ele foi de R$1.498,14, enquanto durante a sexta-feira foi de R$1.139,12.
O que esperar para 2017?
O crescimento esperado em até 20% mantém a Black Friday como uma data quase que obrigatória para todas as lojas do e-commerce, é uma fatia de mercado que pode ser aproveitada por todos os nichos.
Os dados também mostram que os consumidores estão aguardando a data e boa parte deles pretende ser leal as lojas que já costumam comprar, ou seja, é um bom momento para presentear e fidelizar ainda mais esses clientes através de uma campanha segmentada.
Uma campanha de “esquenta Black Friday” nos dias que antecedem a data pode ser uma boa forma de conquistar os clientes mais ansiosos e aproveitar o valor mais alto no ticket médio.
Mas é sempre bom reforçamos o verdadeiro significado da Black Friday: bons produtos com descontos reais, é isso o que o cliente busca e é o que vai fazer com que ele finalize uma compra.
Para acessar a pesquisa completa do Google, clique aqui.