5 sinais de falhas na conversão no e-commerce

por Shoppub

A conversão de vendas é um fato de extrema importância para o e-commerce, e muitas técnicas para o aumento na conversão focam no processo de checkout. Embora o checkout deva ser uma prioridade, existem outras áreas de um e-commerce que também podem prejudicar a conversão.

5 sinais de falhas na conversão no e-commerce

Nesse post, falaremos sobre 5 fatores que podem provocar falhas na sua conversão de vendas.

 

Alta taxa de abandono de carrinho

Esse é o fator mais obvio já que está relacionado com o processo de checkout. A média de abandono de carrinho é de 68%, qualquer valor acima disso merece atenção. Defina em qual momento do processo de compra os seus clientes abandonam o carrinho. No momento de se cadastrar? Quando visualizam o preço do frete? Quando um método de pagamento não é aceito? Quando a causa for identificada fica fácil corrigir o problema.

Exclua das taxas de abandono quando o cliente adiciona produtos ao carrinho e volta depois para finalizar a compra. Mande apenas um lembrete por e-mail quando o usuário abandonar o carrinho. O e-mail deve oferecer assistência com o processo de compra e também conter detalhes para o cliente entrar em contato e tirar dúvidas.

 

Muitas dúvidas para o atendimento ao cliente

Se uma empresa está recebendo um grande volume de ligações e e-mails no seu setor de atendimento ao cliente, a loja provavelmente tem pontos fracos que causam uma queda nas vendas. Resolva os problemas descritos pelos seus clientes de forma rápida.

Acompanhe de perto o tempo de espera nas ligações e a média de tempo para responder um e-mail. Se a sua equipe de atendimento ao cliente estiver lotada de trabalho, a média de tempo para esses serviços vai ser cada vez mais alta e a situação pode ir de mal a pior.

 

Poucos clientes recorrentes

Se uma empresa está com uma alta porcentagem de clientes únicos e uma baixa porcentagem de clientes recorrentes, a loja pode ter problemas de conversão, a não ser que a sua loja seja designada para uma compra única. Uma taxa baixa de clientes recorrentes pode ser o resultado de um site que não oferece bons produtos. Ou o problema pode ser uma experiência de compra ruim na primeira visita.

Poucos clientes recorrentes pode ser atribuído a falta de recompensa para os clientes que já compraram. Os consumidores precisam se sentir valorizados. Reveja as compras subsequentes de clientes recorrentes para direcionar ações para clientes únicos que compraram os mesmos produtos.

 

Uso constante de cupons inválidos

Os lojistas devem manter um registro do uso de cupons de descontos vencidos ou inválidos. Não perca uma venda porque um cliente tentou usar um cupom que expirou recentemente. Considere abrir uma exceção para a utilização de um código vencido ou emita um novo. Essas exceções também podem ser baseadas no tipo de cliente e no preço dos itens comprados.

Aceitar cupons vencidos após entrar em contato com o cliente também é uma forma de aumentar a fidelidade.

 

Pesquisas que não trazem resultados

Muitos clientes entram em uma loja e pesquisam por produtos que eles queiram. Analise quais termos não estão gerando resultados nas pesquisas e atualize a ferramenta de pesquisa da sua loja. Isso significa criar tags e sinônimos para que os produtos possam ser encontrados através de diferentes termos. A falta de resultados nas pesquisas também pode ser resultado de uma falha de comunicação com os mecanismos de busca, como o Google, onde os consumidores buscam por um determinado termo e visitam a sua loja com a intenção de comprar um produto que você não vende.

 

Ter uma atenção especial para cada um desses itens e ir melhorando cada um deles pode aumentar a sua conversão de vendas e fidelizar clientes.

 

Fonte: Practical Ecommerce

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