Todo negócio tem pelo menos um público alvo, um grupo específico de pessoas que quer ou precisa do produto que ele vende. Esses públicos são definidos por alguns fatores como localização e interesses. Contudo, dentro desses grupos, existem clientes com algumas características que não são necessariamente rastreáveis através de softwares de análises.
Às vezes é preciso ir além do que o Google te informa. Um exemplo são as pulseiras fitness, se tivessem como alvo somente homens na casa dos 40 anos que praticam exercícios regularmente, dificilmente teriam vendido mais de 23 milhões de unidades em 2016. Ao invés disso, as marcas tinham como alvo pessoas jovens e velhas, preguiçosos e esportistas, além de pessoas em processo de recuperação de alguma doença.
Em resumo, diferentes públicos-alvo, cada um sendo atingido com uma tática diferente, é o que faz com o que um mesmo produto possa ser vendido para tantos tipos de pessoas em tantos lugares diferentes.
Não importa o que você vende, provavelmente existem alguns grupos de clientes que foram ignorados. Abaixo você confere cinco tipos que podem se tornar o seu alvo nas próximas campanhas.
Conheça os grupos de clientes
Grupo 1: Alunos de faculdade
Temos dois períodos de volta as aulas no ano, e muitas lojas aproveitam essa oportunidade para tentar atingir adolescente que estão saindo de casa e indo morar em alojamentos de faculdade ou dividindo uma casa / apartamento com amigos. Mas esse grupo de clientes não é formado por apenas adolescentes, cerca de 20% das pessoas desse grupo possuem mais de 30 anos, o que significa que eles estão mais inclinados a se interessar por produtos que ajudem na organização e que adicionem algum tipo de valor em suas vidas.
Para atingir esse público foque em simplicidade e qualidade, e não apenas no preço como atrativo. Ofereça soluções para problemas que eles nem mesmo imaginam que possuem, como por exemplo móveis adaptados para espaços pequenos e com múltiplas utilidades.
Grupo 2: O pessoal da personalização
Esse grupo de clientes adora utilizar os produtos de forma alternativa, e formam uma comunidade de milhões de pessoas que adoram o “faça você mesmo”. Aqui o objetivo é descobrir novos usos para alguma linha de produtos e segmentar a sua campanha para esse grupo. Adicione os diferentes tipos de uso na galeria de imagens do produto, ou adicione vídeos (que podem ajudar a movimentar seu canal no YouTube) e descrições de como o produto pode ser personalizado.
Outra ideia interessante seria fazer uma parceria com influenciadores e desafiá-los a encontrar novos usos para os seus produtos. Um exemplo seria chamar blogueiras de moda para encontrarem uma nova forma de usar e personalizar uma peça básica.
Grupo 3: Os minimalistas
Como vender mais para um grupo de clientes que gosta de ter menos? Provando o valor de um produto. Essa opção é ótima para produtos que possuem multifunções e substituem a necessidade de outros itens, ou que são facilmente adaptados ao ambiente e podem ser dobrados/guardados/mudados.
Para chamar a atenção desse grupo utilize palavras-chave que transmitem organização, multiplicidade no uso, qualidade e longa duração. Esse grupo de clientes tem um foco maior no valor prático que o produto terá em suas vidas do que no custo monetário.
Grupo 4: Os consumidores locais
Esse grupo representa aqueles consumidores que preferem comprar produtos que foram fabricados no Brasil. Para atingir esse grupo de clientes adicione uma etiqueta ou um ícone na página dos produtos que possuem procedência nacional. Um aviso simples como “Fabricado no Brasil” já é o suficiente para convencer esse grupo a finalizar a compra.
Grupo 5: Os que têm tudo
Esses clientes normalmente devem ser convencidos de que o produto que você está vendendo é melhor do que aquele que eles já possuem. Eles querem saber todos os recursos e características completas do que vão comprar. Imagens grandes com detalhes e zoom, vídeos e avaliações de outros clientes são fundamentais para esse grupo analisar um produto.
Para atingir esse público foque nos detalhes e nos diferenciais do seu produto, melhore as descrições incluindo cada característica relevante do produto e de destaque a avaliações 5 estrelas recebidas. A capacidade de poder comparar produtos similares é um extra bem vindo nesse caso.
Além do Analystics
Identificar o público alvo é essencial para todos os aspectos de um e-commerce. Mas segmentar as suas estratégias para grupos de clientes específicos pode ser a cereja no bolo. Ao falar com um público de uma forma mais pessoal baseado em interesses e comportamentos que não são revelados através de dados ajuda a converter esses nichos, trazendo consumidores mais inclinados a recomendar a sua loja e compartilhar as suas aquisições com amigos e familiares.
Fonte: Practical Ecommerce