Nos últimos anos tivemos muitos casos de sites que foram invadidos e centenas de dados dos seus usuários foram vazadas, esse tipo de acontecimento afeta diretamente na decisão de compra dos clientes. Uma pesquisa revelou que 35% dos consumidores desiste de realizar uma compra por medo de ter seus dados vazados.
Essa pesquisa foi realizada pelo escritório de advocacia Morrison & Foerster, que conduz uma pesquisa anual para analisar a opinião dos consumidores em relação a segurança. A pesquisa desse ano apresenta um aumento em relação aos anos anteriores.
A decisão de compra dos consumidores está sendo impactada por preocupações com a segurança. Apesar de a privacidade não ter relação com a qualidade do produto ou serviço oferecido, 35% dos participantes responderam que deixaram de realizar uma compra no último ano com base em suas preocupações com a privacidade. Esse número é ainda maior entre os consumidores que se identificam como “muito preocupados” com a privacidade dos seus dados, chegando a 82%.
De acordo com o relatório, os consumidores mais propensos a parar de comprar em um loja que já sofreu com vazamento de dados são os que possuem uma escolaridade mais alta e que possuem uma renda maior. Cerca de 22% parou de comprar em uma loja que teve os dados dos seus clientes vazados.
O roubo de identidade é a maior preocupação para a maioria dos clientes, com 52% dos participantes dizendo que essa é a primeira preocupação deles em relação a segurança dos dados, em 2011 esse número era de apenas 20%. Apenas 9% dos consumidores disseram que confiam no sistema das lojas e entendem que nada é perfeito.
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos e teve a participação de 900 pessoas de todo o país. Para acessar o relatório completo clique aqui.
Fonte: Fierce Retail