Um consenso geral no mundo do e-commerce é quando se fala sobre o impacto nas vendas gerado pelos carrinhos abandonados. Entre 60% e 70% dos consumidores não vão finalizar a compra dos produtos que adicionaram no carrinho. Esse abandono pode dizer muito sobre o seu negócio. Através do carrinho abandonado é possível aprender sobre como melhorar o seu e-commerce.
Confira na lista abaixo, 10 fatos sobre carrinho abandonado e quais lições você pode tirar disso.
1 – O frete desestimulou a compra
O cliente está todo feliz adicionando produtos no carrinho, satisfeito ele resolve iniciar o checkout. Quando ele vai calcular o frete, o carrinho é abandonado. Esse é um dos cenários mais comuns relacionados ao carrinho abandonado.
Muitos clientes só fazem compras quando o frete é grátis ou quando o valor do frete é baixo. Aqui é necessário que você avalie os gastos com logística e envio de produtos, contabilizando se o seu negócio comporta oferecer o frete grátis acima de determinado valor de compra ou se consegue, pelo menos, baixar um pouco o valor cobrado no envio.
Se o frete é um dos principais problemas que causam o abandono de carrinho na sua loja, talvez seja necessário buscar parcerias com distribuidoras para diminuir os seus gastos nessa área.
2 – O cadastro é longo demais
Você gosta de preencher um cadastro enorme em um site? Aposto que a resposta é não. O seu cliente também não vai gostar.
Se a sua loja apresenta um cadastro muito longo é provável que alguns clientes desistam. Preencher cadastros é uma atividade tediosa, e quanto menor for o cadastro da sua loja, menor a chance do cliente desistir no meio do caminho.
Crie um formulário de cadastro simples, rápido e que peça informações realmente necessárias para a conclusão da compra evitando o carrinho abandonado.
3 – A forma de pagamento não está disponível
As formas de pagamento oferecidas pela sua loja também podem ser motivos de abandono. Um estudo realizado pela Nielsen mostrou que na América Latina a forma de pagamento mais utilizada é o cartão de crédito, então já partimos desse dado para definir que oferecer pagamento no cartão não é uma opção, é obrigatório.
Quanto mais formas de pagamento a sua loja oferecer, melhor. Muitos clientes só efetuam compras no boleto, outros preferem PagSeguro ou débito direto em conta. É preciso se antecipar a essas necessidades e oferece-las.
4 – Vai demorar demais para entregar
Esse é outro fato que está relacionado com o frete, mas aqui não falamos de preço, e sim de tempo. Às vezes, o cliente precisa de um envio mais rápido, ele tem urgência daquele produto e desiste de comprar na sua loja pela demora na entrega.
Uma das opções para reverter esse cenário é oferecer opções de envio mais rápidas, como o Sedex.
5 – Sua loja não possui segurança
Um dos maiores medos dos clientes no e-commerce é comprar e não receber. Alguns sites são criados somente para aplicar golpes virtuais, roubando dados e dinheiro dos clientes.
Se a sua loja não possui protocolos de segurança e sistemas antifraude, dificilmente algum cliente irá finalizar uma compra.
O cliente precisa ter confiança de que a sua loja é um negócio real e que as suas informações estarão em segurança.
A sua loja precisa possuir um certificado digital de segurança para fazer a criptografia dos dados dos seus clientes, protegendo as compras e evitando que as informações sejam roubadas e usadas de forma fraudulenta.
6 – O cliente teve problemas com a navegação
A usabilidade da sua loja conta muito na finalização de uma compra. Seus produtos e categorias devem estar cadastrados corretamente, garantindo que o cliente consiga encontrar com facilidade o que está procurando.
A plataforma que você utiliza e onde a sua loja está hospedada contam muito. Um site lento e que fica fora do ar com frequência só vai espantar os seus clientes e ocasionar carrinho abandonado.
Busque por uma infraestrutura que garanta a qualidade na navegação da sua loja, permitindo que seus clientes comprem sem dificuldades.
7 – Seus produtos não possuem uma apresentação completa
O cliente encontrou o produto que queria na sua loja, mas ao clicar nele e ver os detalhes não encontrou muita informação, ele desiste da compra e vai pro concorrente.
A apresentação dos produtos deve conter boas fotos, mostrando todos os detalhes do produto, informações técnicas completas, uma boa descrição e, se possível, mostrar avaliações feitas por clientes que já compraram aquele produto.
8 – O preço é muito alto
Já falamos aqui no blog sobre como precificar o seu produto, uma dúvida muito comum entre gestores de e-commerce. O preço dos seus produtos não pode ficar muito fora do que é praticado no mercado. Os clientes só decidem pagar mais caro por um produto caso ele seja exclusivo ou a loja possua uma grande credibilidade e ofereça segurança na compra.
Defina os seus preços com base nos seus gastos e na margem de lucro desejada, mas sem fugir do preço final esperado por aquele produto. Às vezes, é preferível ter um retorno menor do que não vender.
9 – Clientes indecisos sem engajamento
A dúvida na hora de finalizar uma compra pode fazer o cliente desistir e abandonar o carrinho. Essa indecisão pode vir de diversos fatores, mas um deles pode ser a falta de conhecimento sobre a sua loja e a insegurança de comprar em um lugar novo.
Fazer um trabalho nas redes sociais e ter um bom atendimento ao cliente são ações que ajudam a engajar pessoas que possam se tornar futuros clientes. Isso irá criar consciência sobre a sua marca.
10 – Lembretes e descontos podem ajudar
Uma das formas mais conhecidas de tentar recuperar um carrinho abandonado é o envio de e-mail com um lembrete sobre a compra. Algumas lojas costumam oferecer um desconto para que o cliente retorne ao carrinho e finalize a compra.
Às vezes, o cliente realmente esqueceu de finalizar a compra pois se distraiu com algo, e refrescar a memória dele e ainda oferecer um preço mais baixo pode ajudar na finalização dessa compra.
Algumas plataformas de e-commerce oferecem automação desses e-mails com lembrete, facilitando o seu trabalho.