5 dicas de e-mail marketing para testar na sua próxima campanha

por Shoppub

O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas que um e-commerce pode usar para gerar vendas. A forma como você se comunica nesses e-mails pode ser determinante para o sucesso da sua campanha, gerando um retorno de investimento satisfatório ou não.

5 dicas de e-mail marketing para testar na sua próxima campanha

Reunimos aqui algumas dicas que você pode colocar em prática no envio dos seus e-mails e testar o que funciona para o seu negócio:

 

1 – O Famoso Carrinho Abandonado

Já falamos várias vezes aqui, mas vamos repetir! Uma ferramenta pouco usada pelos lojistas é a de programar e-mails de carrinhos abandonados.

Esse tipo de e-mail funciona da seguinte forma, você envia uma sequência de e-mails ao cliente lembrando que ele possui itens abandonados no carrinho, algo básico. Não existe necessariamente uma fórmula para cadastrar a sua sequência de e-mails, mas um exemplo seria:

 

– O primeiro e-mail após uma hora de abandono do carrinho

– O segundo e-mail após 12 horas com um novo lembrete

– O terceiro e-mail após 24 horas oferecendo um desconto ou frete grátis para finalizar a compra

 

Algumas plataformas de e-commerce já possuem esse tipo de integração e é bem fácil programar o envio de e-mail marketing para carrinhos abandonados. Caso a sua não possua, talvez seja hora de considerar uma migração para uma plataforma mais completa.

 

2 – Primeira Compra

Clientes que compram mais de uma vez valem mais para o seu e-commerce do que aqueles consumidores que encontram sua loja no Google, fazem uma compra e nunca mais voltam.

Para tentar transformar esses novos consumidores em clientes fiéis tente utilizar uma série de e-mails após a primeira compra. Essa série de e-mails é uma combinação de boas-vindas e pós compra.

 

Esse fluxo pode ser montado da seguinte forma:

– E-mail de agradecimento por ter feito a primeira compra

– Oferecer um brinde a novos consumidores

– Contato para verificar se o pedido foi recebido conforme esperado

– Pedir uma avaliação do produto

– Informativo com produtos relacionados que você também vende

– Enviar uma oferta incentivando uma nova compra

– E-mail convidando o cliente a comentar sobre a sua loja

 

3 – Tente usar apenas uma Call to Action

Existem muitas dúvidas sobre quantas call to actions devemos colocar em um e-mail marketing. Uma ou várias?

Tente usar uma call to action na sua próxima campanha. Para a sua próxima sequência de e-mail marketing utilize apenas uma call to action ou apenas um destino para a call to action.

Uma única call to action vai ser apenas um botão ou link para o seu cliente clicar. Ou você pode utilizar mais de um link nas imagens ou corpo do e-mail, mas que direcionem para o mesmo destino.

Usar uma única call to action ajuda a manter o foco do usuário e pode gerar um aumento nos cliques.

 

4 – Segmente a sua lista de e-mail marketing

A sua lista de e-mail marketing consiste em diferentes tipos de pessoas, com diferentes comportamentos, perfis e interesses. Ao segmentar a sua lista de e-mails você estará dividindo essas pessoas em diferentes grupos.

Ao dividir esses consumidores por grupos com mesmos gostos ou características parecidas você poderá trabalhar campanhas direcionadas e que terão mais resultados.

 

O serviço de e-mail MailChimp fez uma pesquisa analisando 11 mil campanhas de e-mails segmentados, os resultados mostraram:

– Aumento de 14% na abertura de e-mails

– Aumento de 10% na taxa de abertura única

– Aumento de 100% nos cliques

 

Caso não possua, você pode contratar uma ferramenta que permita a segmentação da sua base de e-mails, como a RD Station.

 

5 – Teste A/B

Às vezes, na pressa, nós apenas escrevemos um título para nosso e-mail acreditando que vai ser um bom título e mandamos para toda nossa lista na esperança de ter uma boa taxa de abertura.

Se você também faz isso, que tal mudar e começar a realizar testes A/B com o seu título?

 

Faça os seguintes questionamentos:

– Incluir uma pergunta no título aumenta a abertura para uma determinada segmentação?

– Utilizar o nome do usuário no título aumenta a taxa de abertura?

– Qual o impacto do comprimento do texto no título?

– O que acontece se eu começar o título com o nome da minha loja?

– Como a taxa de abertura é afetada quando eu coloco valores no título?

– Incluir nomes de marcas no título aumenta a taxa de abertura?

 

Com as definições do que testar, certifique-se de:

– Enviar as duas opções ao mesmo tempo, pois o horário de envio pode influenciar nos resultados

– Use a maior quantidade de e-mails que você conseguir no teste

– Faça testes em todas as campanhas

– Análise taxa de abertura, taxa de cliques e conversões

 

Com esses dados em mãos você irá descobrir o que funciona com a sua base de clientes e o que funciona para a sua marca, ajustando e melhorando as suas campanhas.

 

Fonte: Practical Ecommerce

 

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