Mais um ano se inicia, então é hora de pensar no planejamento para 2021. Para te auxiliar, compilamos algumas das maiores tendências para o e-commerce nesse ano.
Presença virtual
Essa é uma tendência que veio para ficar – depois de 2020, mesmo quem não queria, teve que se adaptar à realidade virtual. Mas não basta ter sua loja online, também é necessário estar presente nas redes sociais, interagindo com seus clientes.
Vale a pena identificar em quais redes sociais está o seu público-alvo e investir em um conteúdo de valor para essas redes. Lembre-se que seus clientes não vão te acompanhar se você só postar produtos e promoções.
Personalização
Você sabia que pode utilizar os dados dos seus clientes para oferecer uma experiência personalizada a eles? E isso envolve muito mais do que saber apenas idade, gênero e local onde essas pessoas vivem. Através dos dados, é possível entender o que motiva as pessoas. Por exemplo, uma loja que vende artigos esportivos tem dois clientes:
- Luís, que mora no Rio de Janeiro, tem 70 anos e corre todos os dias para se manter ativo e saudável; e
- Marina, que mora em Florianópolis, tem 23 anos e não gosta de esportes, mas pratica yoga por ter tendência a colesterol e diabetes.
Esses dois clientes são pessoas completamente diferentes, mas possuem a mesma motivação: a saúde. Se a loja visar campanhas visando a região, gênero ou idade, poderia errar bastante. Porém, uma campanha direcionada a esses clientes visando a busca pela saúde por práticas esportivas pode ser mais certeira e deixar tanto o Luís, quanto a Marina, mais satisfeitos.
Ah, e um lembrete: antes de coletar qualquer dado dos seus clientes, você precisa da autorização deles. Quem já é cliente Shoppub pode acessar aqui como se preparar para isso.
Pagamentos diversificados
Os métodos de pagamento estão cada vez mais diversos e é importante oferecer essa flexibilidade para seus clientes. Muita gente ainda tem receio de opções como PayPal, Apple Pay e Pix, mas oferecer essas opções pode ser decisivo na hora de conquistar novos consumidores.
Sustentabilidade e valores
O comportamento dos consumidores tem mudado. Uma pesquisa da IBM mostrou que um terço dos consumidores já deixou de comprar da sua marca favorita por falta de confiança nos valores da empresa.
As pessoas estão buscando não apenas preços baixos, mas também empresas que sejam sustentáveis e alinhadas com o que as pessoas acreditam. E elas estão dispostas a pagar mais por isso. Em média, 7 a 10 pessoas pagam até 35% a mais por produtos sustentáveis.
Por isso, vale a pena se atentar a esse ponto. Temos um post que aborda apenas como aplicar técnicas sustentáveis ao seu e-commerce.
Mão na massa
Agora que você sabe algumas das principais tendências para o e-commerce em 2021, é só ver o que funciona para a sua empresa e colocar as ideias em prática. Se precisar de ajuda para implementar essas ações, você já sabe: conte com o nosso Suporte!
E em 2021, fique de olho em nosso blog, pois vamos continuar te informando sobre novas tendências e te atualizando sobre métodos e práticas para o crescimento da sua empresa!
Fonte: Freepik, CoreDNA e E-commerce Brasil.