Um dos fatores que mais gera abandono de carrinho no e-commerce é o valor do frete, mesmo que o produto esteja com um preço baixo os clientes desistem da compra se não concordam com o valor cobrado no frete. Nesse cenário, uma das opções que tem ajudado a diminuir o abandono causado pelo valor do frete é a de retirar o produto na loja.
Retirar na loja pode trazer vantagens tanto para o cliente quanto para o lojista, a principal delas é o aumento na conversão de vendas e consequentemente o aumento no faturamento da loja. Para o cliente pode ser mais prático ir até a loja retirar o produto do que receber pelo correio, principalmente para consumidores que não ficam em casa em horário comercial e não podem receber a encomenda.
Para oferecer esse serviço o lojista precisa de um espaço reservado para guardar os produtos enquanto aguarda o cliente retirar na loja. É claro que essa opção deve ser oferecida apenas para vendas locais ou para cidades em que a loja possua uma unidade. É importante que a opção de retirar na loja esteja visível para o cliente no momento do checkout, uma boa opção é mostrar essa facilidade no momento em que o cliente calcula o frete, pois é geralmente nessa hora que muitos desistem da compra. Retirando na loja o cliente não é cobrado pelo frete e pode decidir finalizar a compra graças a essa facilidade.
Oferecer ao cliente a retirada no produto da loja também é boa para o lojista, que além de receber a visita no site também gera movimentação na loja física. Além disso, o cliente pode se interessar por um novo produto e realizar mais uma compra ao retirar o produto no local.
Para o cliente é necessário avaliar os gastos que terá ao retirar na loja, como combustível, estacionamento, vale transporte e até mesmo o tempo. Às vezes o gasto com o deslocamento não compensa o valor economizado no frete.
Grandes lojas já oferecem essa vantagem aos seus clientes e conseguem bons resultados. Alguns exemplos são Saraiva, Livraria Cultura e Lojas Americanas.