A Black Friday vem aí! O evento promete aquecer o e-commerce brasileiro em novembro. Mas e você lojista? Está preparado para a temporada de vendas? Aqui na Shoppub separamos dicas especiais para que você renove seu e-commerce para a Black Friday.
Afinal, agora é a hora de investir nas promoções. Então, mãos à obra!
Alguns números
Este ano, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro. Entretanto, o evento costuma fazer tanto sucesso que muitas lojas começam as liquidações até uma semana antes.
Apenas para se ter uma ideia da importância da data para o comércio, basta dar uma olhada nos números alcançados pelo setor no ano passado.
De acordo com um levantamento feito pela consultoria Neotrust/Compre&Confie, que monitora o comércio eletrônico, os dados foram impressionantes. As vendas realizadas entre a véspera da Black Friday em 2020 até a Cyber Monday, surpreenderam. A movimentação foi de 7,72 bilhões de reais. Isso significa um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
No total, foram 13,01 milhões de pedidos entre a Black Friday e a Cyber Monday, ou seja, 21,9% a mais que em 2019.
Se analisarmos a projeção dos últimos anos, o cenário continua animador. E a expectativa é de que o sucesso de vendas deve se repetir este ano, pois são muitas as facilidades de comprar pela internet. Portanto, prepare seu e-commerce que a Black Friday está chegando!
Fique atento à jornada do cliente
Depois da pandemia de Covid-19 os hábitos dos consumidores mudaram de forma imperativa para preservar a saúde e a segurança. Assim sendo, a experiência de comprar sem sair de casa provou ser ainda mais eficiente.
Por outro lado, o consumidor também está mais exigente e com novas necessidades. Por isso, é essencial acompanhar de perto a jornada do cliente. Lembre-se de dar toda a atenção a ele, desde o primeiro contato, até o pós-venda.
Dessa forma, sua loja virtual estará gerando valor durante todo o processo de compra. Portanto, invista nesta poderosa ferramenta de marketing.
Faça um check list
Esta é uma dica muito valiosa. Certamente, ao fazer um bom planejamento seu e-commerce vai evitar gastos desnecessários.
Assim sendo, não deixe nada para a última hora. Prepare tudo com antecedência de maneira estruturada e organizada.
Portanto, reúna já a sua equipe e faça um detalhado check list. Avalie as vendas do ano anterior. Se for necessário, reforce seu estoque com produtos mais variados. Traga novidades. Crie promoções para atrair seu público.
Fique atento a divulgação de sua loja nas redes sociais. Revisite o site, arrume a vitrine, invista nas embalagens.
Foque no atendimento. Treine bem sua equipe para garantir a satisfação do seu público. Isso gera audiência e destaca seu e-commerce.
Organize a logística interna. Fique atento às questões de frete para atender bem seu cliente. Faça um breve roteiro e tenha certeza de que nenhum detalhe ficou para trás.
Aproveite algumas facilidades financeiras
Planejamento feito, estoque organizado, check list em dia. Mesmo assim, você gostaria de investir um pouco mais este ano. Afinal, seu objetivo é sempre ampliar as vendas, certo? No entanto, ao conferir seu caixa, você percebe que já está no limite.
Para te ajudar nessa hora, nós temos uma boa notícia. A a55, empresa parceira da Shoppub está com uma campanha bem atrativa para esta Black Friday.
Com o slogan “Invista agora em sua loja online e comece a pagar só depois da Black Friday”, a empresa está oferendo uma linha de crédito especial com taxas diferenciadas e menos burocracias.
No site da a55 (https://a55.tech/parceiros/black-friday) é possível fazer uma simulação do crédito.
Esta é uma boa opção para quem deseja ter um recurso extra e investir de forma ainda mais estratégica nesta Black Friday.
Estamos com você
Agora que você já sabe a importância de se preparar bem para este evento, corra e renove seu e-commerce para a Black Friday. Afinal, esse é o momento! E, lógico, a Shoppub quer que você, lojista, tenha uma experiência ainda mais surpreendente este ano. Portanto, conte com a gente!
Fonte: Freepik
Leila Monteiro