A Deloitte divulgou os resultados da sua tradicional pesquisa de final de ano sobre os hábitos de consumo dos Brasileiros. A “Pesquisa Natal 2015 – Revelação sobre o Hábito de Consumo dos Brasileiros” contou com a participação de 1000 pessoas das cinco regiões do País, e concluiu que, devido a atual crise econômica que assola o País, a população pretende gastar menos com as compras de final de ano.
Cerca de 63% dos participantes confirmaram que pretendem gastar menos com presentes, esse é o maior número registrado em seis edições dessa pesquisa, a previsão é que se tenha uma queda de R$1,5 bilhão em gastos com presentes. O motivo principal que leva a essa redução segundo os participantes, é o foco em economizar, reduzir dívidas e a preocupação com o desenvolvimento econômico do País.
Em relação a situação financeira, 41% dos entrevistados responderam que estão em uma situação econômica pior em relação a 2014, na última pesquisa esse percentual era de apenas 21%. O impacto na economia afetou todas as classes sociais, o responsável técnico pela pesquisa, Reynaldo Saad, afirma que:
A perspectiva do consumidor mudou neste ano. A pesquisa mostra claramente que todas as classes sociais estão sentindo o impacto da economia, inclusive as classes A e B.”
Em relação ao ticket médio, o esperado é em torno de R$377,05, uma queda de 18% em relação ao valor do ano passado que foi de R$459,85. Os consumidores pretendem comprar menos presentes esse ano.
A consolidação do e-commerce aparece na pesquisa, 72% dos entrevistados revelou que faz compras pela internet e que deverão utilizar esse meio para suas compras natalinas. As lojas de shopping aparecem em segundo lugar na opção de compras com 54%. As mídias sociais também mostraram o seu efeito na decisão de compra dos consumidores, 80% dos participantes disseram que são influenciados pelos conteúdos nas redes sociais. Para 63% dos consumidores, comentários e recomendações sobre as lojas também são um fator importante na decisão de compra.
Sobre as lojas online, os consumidores também disseram que o preço baixo (64%) e o frete grátis (60%) são diferenciais na hora da compra, e os produtos mais buscados no e-commerce são livros e eletrônicos com 45% e vídeo games com 37%.
A “Pesquisa Natal 2015 – Revelação sobre os Hábitos de Consumo dos Brasileiros”, organizada pela Deloitte, contou com 1.000 entrevistados de todo o Brasil e esteve em campo entre o final de setembro e a primeira semana de outubro. A distribuição geográfica da amostra atingiu todas as regiões do País: Centro Oeste e Norte, Nordeste, Sudeste (sem São Paulo), Sul e Estado de São Paulo – todas com 20% de representatividade. As principais faixas etárias são dos grupos de 30 a 44 anos e 19 a 29 anos – respectivamente, 40% e 38%. O estudo ainda identificou que 50% dos entrevistados fazem parte da classe C, 28% das classes A/B e 22% das classes D/E.
Fonte: Investimentos e Notícias