Marketplaces X Loja Virtual: aliados nas vendas?

por Shoppub

Meta: Os marketplaces combinados a lojas virtuais podem ser grandes aliados nas vendas. Esta união pode trazer tráfego e um novo público. A união desses dois canais pode levar seu negócio a outro nível! 

Não é de hoje que os marketplaces vêm adquirindo uma forte influência no cenário do e-commerce. Atualmente, esses canais são pontos de vendas para 80% dos lojistas, segundo dados da ABComm. 

E nesse quesito eles são fortes aliados do empreendedor, unindo baixo investimento a alto tráfego de visitantes. Os marketplaces foram a saída de muitos lojistas antes, durante e com certeza pós-pandemia. 

Mas vamos do início: você sabe quais são as diferenças entre as várias formas de vender on-line? 

LOJA VIRTUAL X MARKETPLACES

Primeiramente, é bom saber que os dois têm como semelhança utilizar a internet para realizar suas transações; porém, os modelos de negócios são bem diferentes. 

Enquanto lojas virtuais pertencem a uma única e exclusiva marca, os marketplaces funcionam como galerias de lojas, ou seja, vários empreendedores expõem seus produtos para um grande fluxo de pessoas. 

Leia mais: Loja Virtual ou Marketplace – Por onde começar 

Desta forma, o tráfego é um dos motivos pelos quais vender em marketplaces possui benefícios; afinal, conseguir um volume de acessos para uma loja virtual pode demandar tempo e grandes esforços, com mídia paga e SEO

Mas eu só posso escolher um canal de venda?

Não! Tanto lojas virtuais, quanto marketplaces possuem suas particularidades e benefícios únicos; desta forma, unir essas duas formas de venda pode potencializar, e muito, sua operação e é aqui que entra: 

MARKETPLACES COMO ALIADO NAS VENDAS 

Por conta do alto número de pessoas que trafegam pelos marketplaces, eles se tornam ótimos canais para a fidelização de clientes e, consequentemente, para a atração de mais público para o seu site próprio. 

Por isso, além de vender nesses canais, é necessário ter uma estratégia para aproveitar TUDO o que os marketplaces aliados ao seu e-commerce têm para oferecer. 

Até o final deste artigo você irá saber tudo e estará pronto para colocar em prática. 

Além dos marketplaces representarem um aumento no faturamento do lojista, o tráfego e visibilidade que esses canais proporcionam podem dar margem a um terceiro elemento muito importante: a fidelização.

POR QUE DEVO FIDELIZAR MEUS CLIENTES NO ON-LINE?

Vender on-line segue as mesmas premissas do comércio físico: fidelizar seus clientes é importante, pois cria uma base mais sólida de pessoas que compram constantemente o seu produto. 

Mas, com tantas opções, isso também acontece em marketplaces? 

Sim, é possível fidelizar clientes nos marketplaces. Apesar das semelhanças entre anúncios, fatores como atendimento e entrega marcam o seu público e, na próxima compra, ele já sabe onde procurar. 

Os marketplaces também investem na fidelização: a Amazon,por exemplo, oferece opções de compra recorrente para produtos do cotidiano, o que traz vendas garantidas a longo prazo. 

Mas se o seu objetivo é levar essa galera para o seu site, anote essas estratégias:

3 TÉCNICAS PARA ATRAIR E FIDELIZAR SEU PÚBLICO

1) Foque na experiência 

Apesar de existir um padrão para o envio de produtos (geralmente caixas ou sacos plásticos) a experiência faz parte da compra.

Portanto, tenha cuidado na hora de enviar os produtos. Antes de tudo preze por uma embalagem que proteja a compra e que também passe uma boa impressão para o seu cliente! 

Nada de embalagens rasgadas!

2) Fique atento aos detalhes 

Envie cartões do seu site e capriche no modo de enviar o seu produto. Uma boa apresentação se fixa na mente do consumidor e pode dar pontos no momento da recompra. 

3) Nem tudo é sobre como você envia: o atendimento também é importante

Até aqui focamos bastante na apresentação. Porém, o atendimento é igualmente importante quando o assunto é fidelização. 

Trocas e dúvidas devem ser respondidas com o mesmo empenho do momento da venda, e leve sempre consigo o mantra: “A venda não acaba quando o produto vai para os correios”.

CUIDADOS PARA VENDER EM MARKETPLACES E LOJAS VIRTUAIS 

O e-commerce em geral requer gerência constante; assim sendo, vender em múltiplos canais na internet não é diferente. 

O desafio, entretanto, é como você irá realizar um gerenciamento de estoque, produtos e preços. 

Cada canal de venda é único. Portanto, entre si, eles não possuem nenhuma integração; assim sendo, não é permitida a sincronização de estoque ou envio de cadastrados de forma dinâmica. Para você entender melhor, veja essa linha do tempo de como funciona a operação de um lojista que realiza tudo manualmente:

O lojista recebe 50 produtos > cadastra um a um no site > cadastra um a um nos marketplaces que ele trabalha > sempre que houver venda ele deve fazer o caminho inverso decrementando o estoque de todos os produtos. 

No dia a dia é muito fácil perder o controle sobre o gerenciamento de tantos estoques e pedidos,; por isso, o seu negócio fica 100% aberto a erros.

3 MOTIVOS PARA VOCÊ FOCAR NO GERENCIAMENTO DE MARKETPLACES

Leve a expressão gestão de marketplaces em mente, pois ela irá fazer a total diferença no desempenho do seu negócio. Leia com atenção 3 motivos para você realizar uma boa gestão:

1) VOCÊ REPELE OS PREJUÍZOS 

Nos marketplaces, vender produtos sem estoque com recorrência pode gerar um grande prejuízo ao seu bolso; isso porque alguns canais cobram comissão pelo item vendido mesmo que você tenha que cancelar a venda. 

Isso ocorre como um tipo de penalidade, para que o lojista fique atento e não deixe isso acontecer de novo 

2) SEU NEGÓCIO 100% CENTRALIZADO 

Enviar produtos para os canais de venda pode ser uma saga: arrumar título, descrição, categoria e atributos consome um bom tempo. Agora multiplique isso pelo número de produtos que você cadastrou da última vez que chegou à reposição de estoque em seu negócio. 

Centralizar o seu negócio permite que ações como envios de anúncios ocorram de forma muito mais simples e rápida, poupando dor de cabeça e vendas perdidas. 

3) SEU NEGÓCIO SE TORNA ESCAVÁVEL 

Se você vende on-line e realiza todas suas operações manualmente, expandir o seu negócio pode não sair da forma planejada. Por isso, realizar a gestão de marketplaces dá a visão necessária para você analisar quais são os próximos passos e se suas estratégias estão rendendo como imaginava. 

MAS SAIBA ESCOLHER UMA FERRAMENTA ALIADA 

Realizar a gestão dos seus marketplaces faz parte do sucesso desses canais como aliados nas vendas; neste artigo você descobriu os principais benefícios e pontos de atenção antes de se iniciar nesses canais. E aqui vai mais uma dica extra para tornar sua estratégia infalível! 

O SEU PRÓXIMO ALIADO NAS VENDAS 

A Plugg.To é um forte candidato para ser seu aliado nas vendas. Possuindo um painel intuitivo, a Plugg.To centraliza todos os seus marketplaces em um único lugar e: 

  • realiza sincronização de preço e estoque em tempo real;
  • emite relatórios completos de vendas/mês, dias para finalizar o estoque e curva ABC;

Integrando com a sua plataforma de e-commerce Shoppub, a Plugg.To consegue espelhar o seu catálogo de anúncios em seu dashboard. Então, tudo o que você tem que fazer é enviar para os marketplaces. Simples! 

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Fonte: Freepik

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