A Amazon continua trabalhando no seu pioneirismo, a gigante do e-commerce agora vai investir no ramo de supermercados, mas será diferente de tudo o que existe atualmente. Chamado de Amazon Go, o conceito desse novo supermercado é permitir que o cliente realize as suas compras sem a necessidade de passar pelo caixa e nem enfrentar filas. O cliente entra na loja, seleciona seus produtos e sai.
A loja não funcionará como um supermercado comum, os clientes terão acesso a loja através de um aplicativo e, usando esse mesmo aplicativo, eles irão adicionar os produtos no seu carrinho de compras. Assim o cliente faz o checkout e finaliza a compra sem a necessidade de enfrentar filas, após escolher os produtos é só sair da loja.
O aplicativo possui tecnologia de auto aprendizado, ele irá identificar quando um cliente pega um produto, adicionando no carrinho de compras. Se o cliente devolve o produto a prateleira, o aplicativo também identifica e retira do carrinho de compras. A experiência de compra mistura o off-line e o online.
A compra é finalizada quando o cliente sai da loja e passa pelas catracas, o sistema identifica a saída do cliente e finaliza a compra enviando a cobrança ao cartão de crédito cadastrado.
As lojas deverão vender alimentos prontos, como pão e leite, além de uma grande variedade de produtos normalmente encontrados em supermercados.
No vídeo abaixo é possível entender como a loja vai funcionar:
A primeira loja deverá ser inaugurada no início de 2017 em Seatle, nos EUA. Se o empreendimento der certo, a Amazon planeja lançar mais de 2 mil lojas em todo o território norte-americano nos próximos 10 anos.
O mercado também poderá ser afetado por essa novidade, muitos clientes deverão se sentir atraídos pela facilidade na hora da compra e adotar essa nova forma de fazer compras, fazendo com que grandes redes, como Walmart, repensem a sua forma de pagamento.