Saiba tudo sobre o stress test em e-commerces

por Shoppub

Durante o ano, as datas comemorativas geram altos volumes de tráfego, e é nessas épocas que o stress test ganha mais importância. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para nos aprofundarmos um pouco mais no assunto.

Ao longo dos próximos parágrafos, vamos te contar o que é o stress test e como ele funciona. Além disso, também vamos listar as principais vantagens que essa tática pode trazer para seus negócios online.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Fique por dentro do conceito de stress test

Também chamado de teste de performance, o stress test é utilizado por diversas empresas para entender quais são os limites de suas plataformas de e-commerce.

Quando implementado adequadamente, esse modelo de verificação tecnológica permite que você possa avaliar como está a infraestrutura da sua loja virtual.

Dessa forma, é possível evitar que os sistemas fiquem sobrecarregados, como acontece, principalmente, nas datas comemorativas e em outras épocas de tráfego mais elevado.

Para colocar esse tipo de teste em prática, é interessante seguir uma série de passos de maneira integrada, como:

  • avaliação dos seus objetivos de negócio a curto, médio e longo prazo;
  • estudo criterioso da concorrência e do cenário no qual a sua empresa está inserida;
  • pesquisa sobre o perfil de compra dos seus clientes e do público que sua loja deseja atingir;
  • mapeamento das funcionalidades disponíveis em sua plataforma atual e das ferramentas que precisam ser aprimoradas;
  • elaboração de um mapa de testes com um cronograma e uma relação detalhada dos sistemas que devem ser avaliados;
  • implementação do stress test para simular o comportamento da plataforma nos períodos de maior tráfego de dados;
  • análise dos resultados ao final do período para identificação tanto dos aspectos satisfatórios quanto dos que precisam de melhorias.

Assim, é possível preparar a sua plataforma com mais tranquilidade para garantir que os seus clientes tenham uma experiência de compra realmente positiva!

Confira bons motivos para apostar nessa estratégia

Agora que já nos aprofundamos um pouco mais no conceito e na dinâmica de implementação do stress test, podemos passar à próxima etapa deste conteúdo. A seguir, vamos colocar em destaque alguns dos benefícios que essa tática pode trazer para seus negócios!

Além de antever possíveis problemas de estabilidade e preparar sua plataforma para picos de acesso simultâneo, o stress test tem como pontos altos:

  • demonstrar como está a real capacidade do seu servidor para que você possa ampliar a velocidade de carregamento das páginas;
  • permitir que a sua empresa otimize a performance da loja e, assim, melhore a experiência de navegação dos usuários;
  • como consequência, será possível vislumbrar também um bom aumento nas taxas de conversão.

Juntos, todos esses aspectos contribuem para uma conquista ainda mais importante: a fidelização do seu público.

Gostou de conhecer o potencial do stress test e tem interesse em conferir outras dicas que vão otimizar as atividades da sua loja? Então continue aqui no blog da Shoppub para ficar por dentro das atualizações do mercado e conferir em primeira mão as novidades da nossa plataforma!

Artigos Relacionados