Lições de marketing de conteúdo de Star Wars: Episódio VII

por Shoppub

O novo filme da saga Star Wars pode ensinar algumas lições sobre como criar um marketing de conteúdo de sucesso, incluindo a reutilização de um bom material, responder e encorajar perguntas, e criar um conteúdo divertido para ser compartilhado.

Star Wars: O Despertar da Força é o sétimo filme da franquia Star Wars. No Brasil, o filme já acumula mais de 5 milhões de espectadores desde a sua estreia, e mundialmente pode se tornar o filme mais lucrativo de todos os tempos. O filme já soma 740 milhões de dólares em bilheteria.

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Podemos falar muito sobre esse filme, mas o que mostraremos a seguir são quatro lições que podem ser aplicadas na criação de marketing de conteúdo.

Reutilização de conteúdo

Em poucos minutos de filme, os fãs da franquia podem ter uma sensação de déjà vu ao encontrarem algumas familiaridades com o primeiro filme da série de 1977. Como um personagem solitário no deserto que possui grande força, e uma mensagem importante é guardada em um droid – R2D2 e BB8.

A lição para criadores de marketing de conteúdo é simples: é aceitável reutilizar um conteúdo. Um post de blog antigo pode se tornar um bom roteiro para um próximo vídeo pro YouTube. Um artigo pode se tornar uma fonte para um novo infográfico. Não tenha medo de reusar um conteúdo quando você puder.

Dê o seu melhor para responder as perguntas

Antes da estreia, os fãs tinham muitas dúvidas sobre como os personagens iriam interagir nesse novo filme. Será que o Luke Skywalker foi para o lado negro da força? Porque ele não apareceu no trailer? Qual o papel do Han Solo na luta contra o novo Império? Finn é realmente um stormtrooper?

Embora podemos dizer que foi o marketing de Star Wars que gerou todas essas perguntas, é justo dizer que O Despertar da Força respondeu a essas questões e muitas outras. De uma forma similar, o marketing de conteúdo busca responder a questões de leitores e telespectadores. Geralmente isso significa criar conteúdo de “como fazer” ou listas que ajudam o seu público a alcançar algum objetivo ou tomar uma decisão.

Engajamento com o público

Ao mesmo tempo em que respondeu muitas perguntas, O Despertar da Força gerou uma série de novas dúvidas. O filme gerou engajamento entro os telespectadores, quem assiste ao filme quer saber mais sobre os personagens. Como eles chegarem naquela situação? Quais experiências eles trazem para a história?

O marketing de conteúdo também deve engajar. Até mesmo um post “faça você mesmo” ou “como escolher o presente ideal para o dia das mães” pode engajar e encorajar o leitor a se aprofundar e procurar mais informações. Tente produzir um conteúdo que faça a sua audiência voltar para ler mais.

Encoraje o compartilhamento de conteúdo

O filme ainda é um assunto atual, mesmo após semanas do seu lançamento. Críticas e comentários analisam o enredo do filme, seus personagens, fotografia, efeitos especiais e assim por diante. Amigos, colegas de trabalho e familiares também falam sobre o filme, compartilham postagens, tuítes e mensagens pela internet.

É claro que é improvável que uma empresa pequena consiga a atenção que esse filme tem, mas faz sentido criar conteúdo que o seu público queira falar sobre e compartilhar.

Quando o conteúdo que você faz e distribui é de grande ajuda, fácil de entender, explicar e compartilhar, o seu público vai postar sobre ele e falar sobre ele. Os seus leitores também vão se tornar seus promoters.

Fonte: Practical Ecommerce

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