Comemorando a conquista de um bilhão de usuários em sua plataforma, o Instagram lançou um novo aplicativo que vai competir diretamente com o YouTube. Chamado de IGTV, a novidade foi anunciada em um evento em São Francisco e permite a publicação de vídeos no estilo vertical de até uma hora de duração, antes o Instagram permitia vídeos de no máximo um minuto.
O IGTV é uma tentativa do Instagram de atrair grandes produtores de vídeos para a sua rede, pois o formato de vídeo vertical já se mostrou funcional para vídeos curtos, mas ainda não foi testado em vídeos de longa duração. A rede aposta que as pessoas vão se interessar pelo formato.
Um novo aplicativo contendo apenas o conteúdo gerado para o IGTV poderá ser baixado pelos usuários, mas ele também poderá ser acessado diretamente pelo Instagram por meio de um botão na tela inicial.
Os vídeos produzidos para o IGTV não aparecerão no feed de atualizações dos usuários, ao invés disso eles terão uma seção própria.
A ideia da empresa foi deixar o do aplicativo bem próximo do funcionamento de uma televisão. De acordo com um comunicado feito por Kevin Systrom, co-fundador e CEO do Instagram:
“Da mesma forma como acontece quando ligamos a TV, no IGTV o vídeo começa assim que você abre o aplicativo. Isso significa que você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses.”
Assim como no YouTube, os conteúdos serão divididos por canais, criados pelos próprios usuários. Ao seguir um perfil, o canal dessa pessoa irá aparecer automaticamente no seu IGTV. Vale dizer que qualquer pessoa poderá criar o seu canal e fazer upload de seus vídeos.
De início, a maioria dos usuários só poderá fazer upload de vídeos de até 10 minutos, com alguns poucos usuários com permissão de subir vídeos de até uma hora. Esse limite deve ser temporário, com o Instagram removendo-o gradativamente.
O IGTV está disponível mundialmente para Android e iOS.