Visando melhorar a comunicação entre usuários e páginas de empresas, o Facebook lançou melhorias nas suas opções de comunicação para páginas de empresas. A partir de agora, empresas poderão mandar mensagens diretas para seus clientes através do Facebook Messenger, atendendo o pedido de muitos usuários que desejavam se comunicar com as empresas com a mesma facilidade que se comunicam com amigos e familiares.
Os anúncios exibidos na linha do tempo dos usuários passarão a exibir o botão “Enviar Mensagem”, ao clicar nesse botão uma nova janela se abrirá permitindo que o usuário inicie uma conversa privada com a empresa diretamente pelo Facebook. Além da mensagem, a empresa também recebe uma notificação sobre qual anúncio o cliente utilizou para iniciar aquela conversa. O botão para enviar mensagem não será obrigatório, cabendo a empresa a decisão de incluir ou não essa opção nos seus anúncios. O Facebook também incluiu uma opção para que os usuários possam bloquear mensagens de empresas, valorizando a opção de escolha de ambas as partes.
Outra funcionalidade que será incluída é a possibilidade de responder comentários de clientes através de uma mensagem privada, abaixo do comentário de cada usuário ficará disponível a opção “mensagem”, iniciando assim uma conversa diretamente com aquele cliente. Essa mensagem também irá incluir um histórico com o comentário inicial desse cliente, além disso, uma sinalização será incluída em comentários respondidos para que outros usuários possam ver que a empresa ajudou aquele cliente.
Selo de qualidade de atendimento
Para indicar aos usuários quais empresas estão utilizando esse canal de comunicação, o Facebook criou um selo para empresas que respondam 90% das mensagens recebidas e possuam um tempo médio de resposta de 5 minutos, esse selo será avaliado e renovado com base nos dados de mensagens dos últimos sete dias.
Os administrados das páginas terão acesso a novas ferramentas para analisar e gerenciar as suas mensagens. Será possível salvar mensagens padrão, que poderão ser enviadas com apenas um clique, uma ferramenta muito útil para perguntas comumente realizadas, agilizando o tempo de resposta para o cliente. Outras opções incluem o gerenciamento da caixa de entrada, possibilitando arquivar, deletar, marcar mensagens como lidas, não lidas ou como spam.