O Dia das Mães está chegando: seu e-commerce está pronto?

por Shoppub

Está chegando uma das datas mais importantes para o e-commerce, o Dia das Mães tem uma grande expressividade nas vendas e não é preciso ser de um segmento específico para se beneficiar.

O Dia das Mães está chegando: seu e-commerce está pronto?

Em 2017, o Dia das Mães foi responsável por R$1,9 bilhões em vendas no comércio eletrônico, um aumento de 16% em comparação a 2016. Esse aumento também foi refletido no ticket médio, que subiu de R$402 para R$417.

Para aproveitar ao máximo essa data é preciso planejar e organizar a sua loja, para te ajudar preparamos algumas dicas do que você pode fazer para deixar o seu e-commerce pronto para o Dia das Mães, confira:

 

01 – Organize toda a sua loja

Uma coisa interessante sobre as datas comemorativas é que você pode deixar a sua loja com a cara dessas datas. Esse tipo de mudança chama muito a atenção dos clientes e ajuda a trazer o clima de celebração para o seu e-commerce.

Você pode personalizar:

  • Banners: utilize imagens de mães e filhos na sua loja e redes sociais;
  • Vitrine de produtos: Organize sua home com produtos interessantes para a data, além de incrementar o seu mix de produtos com novas opções;
  • Landing Pages: Crie uma página especial sobre o Dia das Mães, linkando os principais produtos e categorias para a data;
  • Categorias: Você pode trabalhar categorias específicas de presentes de acordo com o estilo de cada mãe, como por exemplo: presentes para mães esportivas, mães cinéfilas, mães amantes de música e etc.

 

02 – Crie kits de produtos

Os kits de produtos são uma boa opção para ajudar no aumento do ticket médio da sua loja. Junte produtos que possam formar um kit harmonioso para presente no Dia dos Mães e pense em oferecer algum tipo de desconto no valor final.

Esses kits também podem funcionar como uma oportunidade para desencalhar alguns produtos parados no seu estoque.

 

03 – Trabalhe em conteúdos para engajamento

O conteúdo é o rei do marketing digital, com ele você pode engajar os seus clientes e criar uma relação mais próxima atraindo vendas.  Além de ajudar na divulgação da sua loja, o conteúdo gerado pode ajudar os seus clientes a decidirem que tipo de presente comprar no Dia das Mães.

Algumas dicas de conteúdo:

  • Blog posts: faça listas com dicas de presentes para o Dia das Mães. Você ajuda os clientes indecisos e promove os seus produtos;
  • Posts em redes sociais: Dê dicas de produtos e faça postagens perguntando a seus clientes o que eles pretendem comprar. Estimule comentários e desenvolva uma conversa com seus consumidores, assim você saberá quais produtos terão mais chances de sucesso nas vendas;
  • E-mail: O e-mail pode ajudar a divulgar os conteúdos que você está criando e também é a melhor forma de informar os seus clientes sobre as suas promoções.

 

04 – Atenção especial a logística

A logística merece um tratamento redobrado quando se trata de datas comemorativas, afinal nenhum cliente vai gostar de receber o produto com atraso.

Ofereça diferentes tipos de entrega aos seus clientes (PAC, SEDEX, Retirada na Loja), mesmo que isso influencie no preço do frete, assim os consumidores poderão decidir se preferem receber o produto mais rápido por um preço a mais.

O frete grátis pode ser uma opção bem atrativa caso a sua loja possua os meios para arcar com essa despesa sem impactar no seu ganho.

Também é uma oportunidade para organizar a sua equipe de logística para um preparo rápido dos pedidos para envio, evitando atrasos na saída do produto do seu estoque.

 

05 – Embalagem de presente especial

Que tal preparar uma embalagem de presente temática para as compras do dia das mães? Esse é um mimo que pode surpreender os seus consumidores no recebimento do produto.

A embalagem de presente incluída no pedido pode ser muito bem-vinda, principalmente para aqueles clientes que não terão tempo para embrulhar o produto após o recebimento.

Então pense em incluir uma embalagem gratuita junto com o pedido. Para o Dia das Mães escolha embalagens bonitas e que possam encantar quem irá receber o presente.

 

06 – Atendimento e pós-venda

Alguns clientes poderão entrar em contato para tirar dúvidas sobre produtos, entregas e meio de pagamento, principalmente se forem novos na sua loja. Oferecer um atendimento prestativo e humanizado faz com que o cliente crie uma confiança na sua loja e se sinta seguro para comprar.

O pós-venda também merece uma atenção pois, como se trata de um presente, a possibilidade de trocas é grande, e muitos clientes entrarão em contato para realizar esse procedimento. Facilite as trocas e mantenha o atendimento o mais amigável possível, o pós-venda também é uma chance de fidelização de clientes.

Coloque essas dicas em prática e boas vendas!

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