Faltam poucos dias para a Black Friday 2017 e muitos lojistas ainda estão desinformados sobre como os principais marketplaces vão atuar durante essa data. Buscando cada vez mais mudar a imagem de “Black Fraude”, desde o ano passado a maioria dos marketplaces impôs algumas regras para os seus lojistas. Essas regras visam a prática do melhor preço possível pelos vendedores, atraindo clientes e gerando muitas vendas.
Abaixo separamos as principais regras que foram utilizadas em 2016 e podem ser utilizadas novamente nesse ano, então é bom se preparar:
Cnova (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio)
- No ano passado, a Cnova desativou qualquer alteração de preço a partir da véspera da Black Friday. Esse bloqueio impedia, até mesmo, a diminuição de valores.
- Outra alteração foi em relação a planilha de frete, que deveria ser enviada diretamente no portal da Cnova.
B2W (Submarino, Americanas e Shoptime)
- O preço de todos os produtos foi baixado automaticamente para o menor dos últimos 60 dias. Quem não quisesse vender aquele preço deveria pausar o anúncio.
- Também foi proibido aumentar o preço a partir da véspera da Black Friday, só era permitido baixar os preços.
- Os lojistas não podiam anunciar um produto com um preço menor no seu site em relação ao da B2W.
- O frete foi proibido de ser manipulado.
- Os pedidos não poderiam ser entregues depois do prazo estipulado.
- Proibido vender produtos sem estoque real.
- A loja deveria oferecer atendimento pelo SAC durante todo o período do evento
Walmart
- Os preços dos lojistas do Walmart também foram alterados para o menor dos últimos 60 dias.
- Quem não concordou com a baixa nos preços precisou zerar o estoque para não participar.
Mercado Livre
- O Mercado Livre apenas impediu que seus lojistas aumentassem o preço para a Black Friday.
- Para esse ano, eles já anunciaram que os preços serão congelados a partir do dia 20/11 para quem decidir participar do evento.
- Os pedidos devem ser enviados em até 24 horas.
- Os lojistas deverão se adaptar a extinção dos templates. Aqueles que continuarem usando terão queda na relevância.
- Realizar atendimento em tempo real.
- Manter uma boa reputação como vendedor.
Dafiti
- A Dafiti não impôs restrições aos seus lojistas, mas orientou que não aumentassem o preço e depois oferecessem descontos dando a ilusão de preço mais baixo, a famosa Black Fraude.
- Mas algumas regras foram estabelecidas para dar mais destaque aos lojistas que decidissem aderir a Black Friday.
- Desconto mínimo oferecido deveria ser de 25%.
- Os produtos deveriam trazer o menor preço ofertado para terem um bom posicionamento.
Netshoes
- Porcentual mínimo de desconto deveria ser acima de 20%
- Para ganhar o selo de Black Friday na Netshoes, o preço dos produtos deveria ser o menor dos últimos 90 dias.
Além das regras instituídas pelos marketplaces, é sempre bom lembrar que durante todo o mês de outubro o Procon estará monitorando falsas promoções para a Black Friday. Isso inclui lojas que aumentaram preços no começo do mês para abaixar na data, criando ações enganosas para seus clientes.
O Procon também divulgou uma lista com as lojas com maiores reclamações durante a Black Friday 2016 e a sua lista negra atualizada de sites que devem ser evitados.