Nos últimos anos, o fim dos cookies tem estado no centro das conversas de muitos especialistas em negócios digitais e empresas de varejo online. Por outro lado, muitos lojistas ainda não estão por dentro do assunto e desconhecem o impacto dessa mudança.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo que vai atualizar nossos leitores e tirar dúvidas importantes. Continue a leitura para saber mais sobre o fim dos cookies e entender a relação entre essa nova era da internet e o seu e-commerce!
Por que temos falado tanto no fim dos cookies de terceiros?
O debate em torno dos cookies começou em 2021 e tem ganhado cada vez mais relevância. Afinal, a análise dos dados gerados durante a navegação nos sites faz parte da estratégia de fidelização de clientes de organizações dos mais diversos segmentos.
Nesse cenário, o fim dos cookies de terceiros é bastante vantajoso por garantir a privacidade dos usuários. Porém, do ponto de vista corporativo significa a perda de informações valiosas para suas campanhas de marketing. E é justamente esse aspecto que tem gerado tanto alvoroço no meio empresarial!
Como os e-commerces podem lidar com essa mudança?
Hoje em dia, a maior parte dos anunciantes utiliza os cookies de terceiros para criar suas campanhas de marketing online. Sem esses dados, diversas empresas têm enfrentado dois desafios principais:
- dificuldade para segmentar a comunicação de acordo com o comportamento e os interesses dos usuários;
- exibição de anúncios altamente personalizados para gerar um engajamento genuíno.
Mas para driblar esses obstáculos, temos uma boa notícia: é possível assegurar o alcance da sua comunicação mesmo sem os dados gerados pelos cookies. A seguir, vamos listar algumas alternativas bastante eficientes!
Segmentação contextual
Como o próprio nome indica, nesse modelo, a segmentação de anúncios acontece com base no perfil da página em que eles são exibidos.
E para que a sua estratégia seja bem-sucedida, a dica é fazer um estudo aprofundado do público que acessa o site ou plataforma escolhida. A partir daí, é possível saber se os interesses desses usuários estão realmente alinhados aos seus objetivos de negócio.
Segmentação primária
Sabia que o seu próprio e-commerce também pode ser uma excelente fonte de dados relevantes? Por meio dos formulários de cadastro, pesquisas e históricos de compra, é possível coletar insights bastante interessantes sobre seus clientes.
Com essas informações em mãos, sua loja pode oferecer ofertas exclusivas, sugestões de produtos relacionados e outras vantagens que vão assegurar a fidelização.
Marketing de conteúdo
Navegação intuitiva, recursos visuais atrativos e descrições bem-feitas dos seus produtos são aspectos muito importantes. Mas sua loja pode ir além!
Por meio de blog posts, e-books, infográficos e outros materiais informativos, seu e-commerce vai ampliar sua visibilidade nos motores de busca. Como resultado, os usuários terão mais chance de conhecer a sua marca e adquirir os seus produtos.
O segredo é se atentar às regras de SEO para assegurar uma performance cada vez melhor! E você gostou deste conteúdo e quer driblar o desafio do fim dos cookies com sucesso, outra boa dica é contar com parceiros como a Shoppub. Acesse nosso site e conheça as nossas ferramentas!