Como funciona o picking nos e-commerces?

por Shoppub

Também conhecido como order picking, o picking nos e-commerces é uma estratégia que faz toda a diferença para as lojas virtuais. Afinal, quando implementado adequadamente, pode trazer excelentes resultados para as empresas de modo geral.

E neste conteúdo, vamos mergulhar no assunto para te deixar por dentro do funcionamento do picking, com suas modalidades e principais vantagens. Aproveite a leitura!

Saiba mais sobre a dinâmica do picking no varejo online

Independentemente do perfil do e-commerce, o processo de picking é composto por quatro ações primordiais:

  1. receber os pedidos;
  2. separar os itens;
  3. embalar as mercadorias;
  4. enviar para o endereço de entrega.

É um sistema aparentemente simples, mas que, na prática, exige bastante planejamento e atenção a cada etapa para assegurar que tudo saia como o planejado.

Aqui, o objetivo é sempre garantir que os produtos cheguem corretamente e em tempo hábil a seu destino final, ou seja, as mãos dos consumidores.

Conheça os principais modelos de picking

Para cada perfil de loja existe uma modalidade de picking ideal. E neste tópico, vamos falar mais sobre cada uma delas!

Picking discreto

Nessa primeira opção, um único profissional é responsável por todas as etapas do picking: do recebimento do pedido à separação e envio das encomendas.

É um modelo bastante indicado para lojas menores, pois garante um maior controle das operações. Por outro lado, se as vendas aumentarem, vale a pena considerar uma alterativa mais estruturada.

Picking por onda

No picking por onda, o processamento dos pedidos segue um calendário pré-estabelecido baseado em aspectos como rotas de distribuição e prazos de entrega.

Mas para que esses objetivos sejam cumpridos, é essencial que o seu departamento de logística esteja alinhado à área de vendas, assegurando a eficiência do processo.

Picking por lote

Neste outro modelo, o processo de picking depende de um acúmulo de pedidos recebidos. Assim, os produtos são separados, embalados e enviados de uma única vez.

É uma dinâmica bastante utilizada por empresas que trabalham com demandas menores e que não são classificadas como urgentes. Afinal, ela pode trazer mais praticidade sem prejudicar a qualidade do atendimento.

Picking por zona

Por fim, no picking por zona, os produtos são divididos por categorias e ficam alocados em áreas diferentes dos estoques.

Em e-commerces maiores, essa tática facilita a localização das mercadorias, fazendo com que todo o processo seja mais ágil e eficiente.

Confira as principais vantagens de utilizar o picking nos e-commerces

Além de contribuir com a organização dos espaços destinados ao armazenamento de produtos, o picking traz uma série de benefícios. Entre os pontos altos dessa estratégia, podemos destacar:

  • agilidade em todas as etapas, da chegada dos pedidos ao envio das mercadorias;
  • otimização do tempo de trabalho e aumento da produtividade dos times;
  • melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes;
  • redução do risco de falhas e dos custos operacionais.

E agora que já falamos bastante sobre o picking nos e-commerces, temos um convite para você! Confira os outros conteúdos do blog da Shoppub e fique por dentro do que há de mais atual no segmento de varejo online.

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