A página de produto é uma área bem sensível de um e-commerce. Ali encontramos todas as informações que devem ajudar o seu cliente a conhecer o produto e tirar as dúvidas que ele tenha, e se for mal construída ela pode espantar os seus clientes. Na página de detalhamento de produto também existe a possibilidade de trabalhar cross-selling e otimização de SEO, ou seja, o detalhamento dos produtos é quase o coração do e-commerce.
Sendo assim, é importante que essas páginas contenham toda a informação necessária sobre um produto, além de ajudar o cliente na sua decisão de compra. Fizemos um checklist com várias ideias para implementar na sua página de produtos. Dá uma olhada nas nossas dicas:
Imagens, muitas imagens
Boas fotos são fundamentais em um e-commerce. Na página de produto elas fazem toda a diferença, mostrando detalhes e apresentando o produto ao cliente.
Prefira:
– Fotos com alta definição
– Opções de zoom
– Fotos mostrando detalhes do produto
– Ângulos diferentes
– Fotos aplicadas mostrando o produto em uso
Descrição completa
A descrição deve conter todos os mínimos detalhes do seu produto, conte para o seu cliente o porquê ele deve comprar aquele produto, encante com as palavras. Trabalhe uma linguagem clara e direcionada ao seu público alvo. Esse é um dos espaços mais importantes na página de produto, pois é no texto da descrição que devem ser trabalhadas as técnicas de SEO. Nunca copie conteúdo dos seus concorrentes, crie o seu texto.
Inclua:
– Palavras-chaves sobre o seu produto e sua loja
– Características
– Especificações técnicas
– Conteúdo da embalagem
– Tamanho, peso
– Material de fabricação
– Se for um produto alimentício especifique os ingredientes
– Diga aos seus clientes como o produto pode ajudá-los
– Exemplos de uso
Encontre mais dicas de descrição aqui.
Reviews / Avaliações
O que as outras pessoas falam sobre o seu produto pode ser o que faça alguém decidir comprar na sua loja. Uma grande quantidade de avaliações positivas pode ajudar no seu saldo positivo de vendas no final do mês.
Estimule os seus usuários a deixarem comentários sobre os seus produtos e sobre a experiência de compra. Esse é um trabalho importante para a sua equipe de pós venda.
Para isso:
– Ofereça uma boa experiência de compra
– Envie um e-mail pedindo por uma avaliação da compra após o recebimento do produto
– Responda as avaliações negativas e tente reverter a situação
Vídeos
Vídeos são ótimos para mostrar todos os mínimos detalhes de um produto, além de demonstrar usabilidade. Mesmo vídeos simples de 10 segundos podem ajudar a aumentar as suas vendas. Os vídeos ajudam a complementar as imagens do produto, e o tipo de vídeo utilizado vai depender do produto.
Faça vídeos mostrando:
– Uma visão 360° do produto
– Como ele é feito
– Seu uso prático
– Unboxing
Saiba mais sobre a produção de vídeos para produtos aqui.
Pré carrinho
Antes de incluir o produto no carrinho o cliente precisa ficar ciente sobre valores de preço e frete.
Opções que precisam de destaque:
– Valor do produto
– Variações de valor conforme forma de pagamento (Ex: boleto 10% de desconto)
– Cálculo de frete antes de incluir no carrinho
– Botão comprar em destaque
Botões Sociais
A maioria dos e-commerces tem incluído em suas páginas de produto botões para as redes sociais. Esses botões são uma forma de incentivo para que seus clientes indiquem a sua loja ou até mesmo compartilhem com seus amigos o desejo por um produto.
Os mais utilizados são:
Recomendações
Aproveite a página de produto para indicar outros produtos relacionados com aquele que o cliente está visualizando. É uma oportunidade de estimular o cliente a comprar mais produtos através de cross-selling.
Você pode sugerir:
– Produtos que clientes compraram junto
– Recomendados pela loja
– Compre junto e ganhe desconto
– Combo de produtos
Qual desses itens você já tem marcado no seu checklist? E o que falta melhorar ou adicionar?
É claro que você não vai adicionar todas essas opções de uma única vez na sua página de produtos, mas você pode gradativamente ir melhorando o que já possui. Nossa dica é que você comece pela descrição e pelas fotos, são elas que mais ajudam na conversão de vendas e no trabalho de SEO.
Uma boa opção é navegar em grandes e-commerces e ver como eles trabalham as suas páginas de produtos, você com certeza vai se inspirar e produzir bons conteúdos para suas páginas.