Para quem trabalha com varejo online há mais tempo, o chargeback no e-commerce já é um assunto bastante conhecido — mas, nem por isso, menos temido! Afinal, é uma complicação que pode acabar prejudicando não só as vendas, mas também o relacionamento com os clientes.
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema tão importante. E, para isso, vamos falar sobre o conceito do chargeback e seus impactos, além de compartilhar algumas dicas para que sua loja possa evitá-lo com sucesso.
Aproveite a leitura!
O que é o chargeback?
Em poucas palavras, podemos dizer que o chargeback ocorre quando o consumidor contesta uma determinada compra feita no cartão de débito ou crédito. Isso significa que algum imprevisto fez com que o seu cliente tenha entrado em contato com o banco para solicitar o pagamento de volta.
Normalmente, um pedido de chargeback acontece quando o titular do cartão não reconhece alguma das compras realizadas em seu nome. Esse tipo de evento pode acontecer por diferentes razões, como:
- identificação de fraudes realizadas por meio do uso de cartões clonados ou furtados;
- entrega de produtos com qualidade inferior ou que não condizem com o anunciado na loja;
- erros de processamento na operadora ou no sistema da própria empresa, causando duplicidade na cobrança;
- cancelamento de uma compra legítima, mas que foi realizada por outra pessoa, como um parente próximo.
Também há casos em que os próprios clientes alegam erros ou fraudes para obter um reembolso. Ou, ainda, acabam cancelando suas compras de maneira acidental.
Como esse fenômeno pode prejudicar suas vendas?
Independentemente dos motivos que causaram o processo de chargeback, ocorrências desse tipo são bastante negativas para qualquer loja.
Afinal, em caso de fraude, a empresa não só perde o produto já enviado, como também precisa estornar o valor pago aos clientes. Além disso, quando as perdas ultrapassam 1% do faturamento, algumas operadoras chegam a aplicar multas e, até mesmo, descredenciar as lojas virtuais.
Toda essa dinâmica prejudica tanto a saúde financeira quanto a credibilidade da empresa em seu mercado de atuação. Porém, a boa notícia é que existem algumas soluções realmente eficazes que podem ajudar a driblar esse desafio. Descubra a seguir!
Como impedir o chargeback no e-commerce?
Seja qual for o perfil da sua loja, evitar o chargeback não precisa ser uma missão impossível. O segredo é apostar em ações simples, mas muito eficazes, como:
- investimento em tecnologias antifraude que ajudem a medir o comportamento de compra dos usuários, notificando transações suspeitas;
- estabelecimento de prazos de envio realmente viáveis, considerando possíveis imprevistos para evitar que a compra seja cancelada por atrasos na entrega;
- utilização do aviso de recebimento disponibilizado pelos Correios e transportadoras;
- realização de um bom follow-up de toda a jornada do cliente, do pagamento à entrega e avaliação da experiência de compra.
Com essas medidas, você evita o chargeback no e-commerce e ainda melhora significativamente o relacionamento com seus públicos. Mas para conquistar resultados ainda melhores, contar com um suporte especializado é essencial. Então acesse o site da Shoppub para conhecer as ferramentas que vão impulsionar seus negócios!