A E-bit divulga todo ano um relatório com as principais informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, o Webshoppers. Nesse relatório, eles apresentam o cenário atual do e-commerce e divulgam previsões para o próximo ano, além de analisar o comportamento dos consumidores. O estudo mais recente mostrou que, apesar da crise e alta do dólar, os brasileiros continuaram a fazer compras em sites estrangeiros.
A pesquisa revelou que em 2015, houve um aumento na quantidade de consumidores comprando em sites internacionais em relação aos dois anos anteriores. A E-bit/Buscapé estima que cerca de 14,9 milhões de pessoas tenham comprado em sites fora do Brasil. Um resultado 36% superior se comparado a 2014.
Os gastos também aumentaram, em 2014 foram gastos cerca de US$1,72 bilhões em sites internacionais. Em 2015 esse número subiu para US$2,02 bilhões, um aumento de 18%. A frequência de compra também aumento, em 2015 cada consumidor fez em média 3,8 compras em sites estrangeiros. Em 2014 a frequência de compra era de 3,2 por consumidor. Porém, vimos que a alta do dólar teve sim um impacto nas compras, o tíquete médio diminuiu. O valor médio gasto em cada compra foi de US$35,46, uma queda de 26,7% em relação a 2014, quando o tíquete médio era de US$48,36.
Entre os sites mais populares, o AliExpress, site chinês do grupo Alibaba, continua sendo o queridinho dos brasileiros, 46% das compras internacionais foram realizadas no site. A Amazon ficou em segundo lugar na preferência, com 42% das compras. O Ebay, DealExtreme e Apple Store também apareceram entre os mais populares.
Os eletrônicos foram os itens mais comprados em 2015, seguidos de Moda e Acessórios e Informática. Outras categorias que também aparecem em destaque nas compras são as de Telefonia/Celular, Livros, Brinquedos e Games.
A pesquisa demonstrou que, mesmo com a alta do dólar, o preço baixo oferecido pelos sites internacionais continua sendo um grande atrativo para a maior parte dos consumidores. Além disso, muitos sites oferecem frete grátis para o Brasil, contribuindo ainda mais para a decisão de compra.
A pesquisa foi realizada de forma online, entre os dias 18 e 26 de dezembro de 2015, com o painel de consumidores virtuais da E-bit/Buscapé que fizeram pelo menos uma compra online nos últimos doze meses. Foram coletados 2.019 questionários. Você pode acessar o relatório completo da pesquisa clicando aqui.