A sua loja virtual é bonita, tem bons produtos, atendimento e preços, mas mesmo assim, não se destaca no mercado? Pode ser que a sua comunicação não esteja sendo efetiva com seu público. E é aí que uma estratégia de conteúdo pode se tornar um grande diferencial! Por exemplo, já pensou em ter um blog da sua loja? Um blog pode ser uma ótima estratégia de visibilidade do seu e-commerce.
Colhendo resultados
Ter um blog com conteúdo informativo e relevante é uma importante estratégia para sua loja se destacar. No post de hoje, vamos te dar algumas dicas para que seu e-commerce chame a atenção de uma forma inteligente. Assim, você poderá aumentar seus ganhos. Ficou curioso? Então não perca tempo e comece logo a leitura!
Informação vale ouro
Vamos te mostrar porque vale a pena ter um blog. Veja! De acordo com estudos do E-commerce Trends as lojas virtuais que mantém blogs atualizados estão na mira do consumidor, possuindo 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes. Ou seja, se você analisar seu lucro atual e multiplicar por estes resultados, vai ser difícil você deixar de considerar esta estratégia. Afinal, ter um blog é um investimento barato; além disso, pode projetar sua loja de maneira diferenciada no mercado..
Mas como posso começar a escrever um blog do zero?
Frequentemente, empreendedores fazem esta pergunta. Para se ter a resposta é preciso seguir alguns passos. Afinal, ter um blog é uma poderosa ferramenta de marketing para atualizar seus clientes. Além disso, você pode divulgar os produtos e aumentar as vendas. Então, na hora de começar a escrever, fique atento. Tenha em mente objetivos claros: considere estratégias de SEO; mantenha consistência em suas publicações; reveja suas estratégias; inove sempre. Quer saber mais? Então, vamos a algumas dicas:
Conheça seu público
Primeiramente, conheça bem o seu mercado e o seu público. Quais as dores do seu cliente? Como você pode ajudá-lo? Com base nas respostas comece a escrever seu blog. Dê dicas para seus clientes e mostre soluções. Tenha um conteúdo atualizado. Esclareça as dúvidas. Afinal, uma boa comunicação atrai leads para sua empresa. E, mais tarde, esses leads podem se tornar novos clientes.
Encantando seu cliente
Quem não gosta de estar sempre bem informado? Afinal, é como diz o ditado: “quem tem a informação tem o poder”. Portanto, se o seu blog tem um bom conteúdo e apresenta as últimas tendências do mercado, certamente vai encantar seu cliente. Ele se tornará um leitor fiel. E você sabe: com esta exposição as chances de pessoas que precisam dos produtos que você vende no seu e-commerce o encontrarem são muito maiores. E isso pode tornar sua loja virtual uma referência no mercado. Ou seja, cliente satisfeito, sempre volta!
E quais temas posso apresentar?
Como apresentamos acima, além de sanar as dores do seu consumidor, você pode ainda falar de vários temas; tendências, empreendedorismo, atualidades, temas ligados à tecnologia, marketing de conteúdo, entre outros. Ou ainda falar de assuntos específicos ligados ao seu e-commerce, como por exemplo, a qualidade dos produtos de sua loja. Esta é uma oportunidade extra de encantar o seu cliente.
Tornando-se referência
Ao publicar de forma constante conteúdo de valor você vai construindo sua marca de autoridade on-line. Desta forma, a boa propaganda faz de sua loja uma referência. E uma vez sendo referência, sua presença no Google aumenta. Assim, sua taxa de conversão de leads também tende a crescer. O resultado é um maior engajamento, ou seja, sua base de clientes está sendo ampliada. E isso já é uma boa razão para comemorar.
Acompanhe seus resultados com o auxílio da tecnologia
Até aqui você percebeu como um blog pode ser uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade do seu e-commerce, e, ainda, ser um bom aliado de sua loja virtual. Além do blog, use também a tecnologia a seu favor. Acompanhe de perto a taxa de conversão de vendas, custo de aquisição de cliente e tráfego orgânico. Aqui na Shoppub estamos prontos para te ajudar a construir uma estratégia sólida. Queremos que a jornada do seu cliente seja positiva. Por fim, a satisfação em todas as etapas de funcionamento do seu e-commerce é o que mais importa.
Fonte: Freepik
Leila Monteiro