Como acontece todo ano, além de muitas vendas a Black Friday também recebeu muitas reclamações de clientes insatisfeitos. Esse ano o Reclame Aqui contabilizou um total de 5,6 mil reclamações, que foram colhidas desde às 11h do dia 21/11, quarta-feira, até as 23h59 da sexta-feira, 23/11, dia oficial da Black Friday.
Esse ano, o período de monitoramento do Reclame Aqui começou alguns dias antes da data, pois diferente de outros países, no Brasil os lojistas têm o costume de estender o período promocional, fazendo uma semana de promoções ou em alguns casos o mês todo.
Se considerarmos apenas o período de quinta a sexta, o número de reclamações foi de 4,2 mil, um aumento de 20% em relação a 2017, quando foram contabilizadas 3,5 mil reclamações no mesmo período.
O horário com o maior volume de reclamações foi durante o período da tarde desta sexta-feira, 23/11. Das 12h às 16h, foram registradas, em média, 230 reclamações por hora.
Principais motivos de reclamação
Entre os motivos que levaram os consumidores a abrirem reclamações no Reclame Aqui, um dos principais foi a propaganda enganosa.
Muitos clientes apontaram a maquiagem do preço, quando as lojas aumentam o preço do produto e oferecem um desconto que não existe, uma tática comumente conhecida como “desconto pela metade do dobro”.
Problemas na finalização de compra e atraso na entrega também aparecem no ranking de reclamações:
Top 10 empresas mais reclamadas
A Americanas.com foi a loja que recebeu o maior volume de queixas dos clientes. Foram 306 reclamações abertas.
Em segundo lugar ficou a Casas Bahia, seguida de Netshoes, Magazine Luiza e o iFood.
Produtos mais reclamados
A lista de produtos mais reclamados trouxe smartphones e televisores nos primeiros lugares. Porém, a grande novidade ficou por conta das Passagens aéreas, que apareceram pela primeira vez na lista.
Essas queixas são devidas a uma promoção da Latam Airlines que causou congestionamento em seu site, os clientes relataram dificuldade em finalizar a comprar. A empresa chegou a figurar entre as 10 mais reclamadas durante a madrugada, com queixas sobre a qualidade do serviço prestado, valor abusivo de passagens, cobrança indevida e divergência de valores.
O alto número de reclamações sugere que o consumidor brasileiro está mais atento do que nunca e não quer mais aceitar condições promocionais decepcionantes. É um consumidor consciente que pesquisa muito antes de comprar e não pretende arriscar uma compra sem saber do histórico de preços do produto.
Para mais informações acesse a central de notícias do Reclame Aqui.