Nesse ano as intenções de compra na Black Friday estão altas. A data mais importante do comércio se aproxima e as expectativas são sempre altas. Uma pesquisa realizada pela plataforma de comparação de preços Zoom indicou que os consumidores estão otimistas com a data e 99% pretendem aproveitá-la caso encontrem bons descontos.
Segundo dados do estudo, realizado com 15 mil participantes de todo o País, 24% afirmam não terem dúvidas que comprarão na Black Friday, enquanto 75% pretendem comprar se encontrarem o produto desejado com um bom preço. Apenas 1% dos entrevistados não tem intenção de aproveitar a Black Friday no Brasil.
Em relação ao e-commerce, 83% acreditam que os descontos são melhores em lojas online do que nas lojas físicas, e 93% utilizam comparadores de preços para checar descontos oferecidos pelas lojas na Black Friday. Os resultados mostram que a pesquisa antes da compra é uma parte importante do comportamento do consumidor, 97% responderam que costumam pesquisar sobre o produto desejado, provavelmente para acompanhar o preço e verificar se realmente ocorreu um bom desconto.
Ainda existe uma grande desconfiança sobre o preço dos produtos, 49% dos consumidores não se sente confiante de que os produtos possuem um desconto de verdade durante a Black Friday.
Entre os produtos mais desejados, os smartphones são os líderes na intenção de compra, 58% dos clientes pretendem investir nessa categoria na hora da compra. Em segundo lugar, as TVs estão com 45% das intenções de compra.
Pela proximidade da data com o Natal, muitos clientes pretendem antecipar as compras de dezembro, 65% dos consumidores vão realizar suas compras de Natal durante a Black Friday.
O comércio eletrônico se destaca novamente na forma como os clientes pretendem aproveitar o evento. As lojas online são a primeira opção de compra de 71% dos clientes, outros 28% pretendem comprar em loja física e loja online, e apenas 1% pretende comprar apenas em lojas físicas.
Com a atual crise econômica, 74% dos consumidores pretende gastar menos nessa Black Friday, porém, 50% acreditam que devam gastar mais que R$1 mil reais no próximo dia 25/11.
A expectativa é que o evento movimente cerca de R$2 bilhões esse ano, é uma data que não pode ser desperdiçada por nenhuma loja que deseja vender. Prepare o seu e-commerce e boa sorte.