Quem investe no comércio eletrônico sabe o quanto é importante ter diferenciais competitivos, não é mesmo? Afinal, o e-commerce brasileiro cresce a passos largos. Entretanto, algumas ações podem colocar sua loja virtual à frente do seu concorrente. No post de hoje vamos falar sobre a importância da descrição dos produtos para vender mais. Portanto, não perca tempo e se ligue nas dicas. Boa leitura!
Por onde começar
Primeiramente, é preciso fazer o exercício de se colocar no lugar do cliente. Afinal, todos somos consumidores. Em outras palavras, isso significa pensar como nós gostamos de comprar algo por meio da internet.
Então, o primeiro passo é imaginar como o cliente faz a pesquisa para buscar o produto que quer comprar. Certamente, ele utiliza algumas palavras como filtro.
Assim sendo, quanto mais detalhada for a descrição dos produtos de sua loja, mais chances seu consumidor terá de encontrar exatamente o que ele procura.
Invista na fotografia
Pesquisas apontam que o impacto visual é responsável por até 80% das vendas. E, obviamente, você não vai deixar passar esta oportunidade de encantar seu público. Aqui, a sugestão é investir na foto do produto para que fique muito atraente.
Anote estas dicas: separe o produto que vai ficar em exposição em sua vitrine. Em seguida, escolha um ambiente mais neutro. Dê preferência a um fundo branco para chamar a atenção de forma exclusiva para o produto. Organize o cenário com uma boa iluminação. Use uma câmera com ótima resolução. Faça fotos de diversos ângulos.
Tenha em mente que nessa hora você deve valorizar, ao máximo, sua mercadoria.
Mantenha o foco no produto
Um erro muito comum na hora de fotografar um produto é acrescentar muitos elementos à sua volta na intenção de criar uma foto atrativa. Atenção! Tenha cuidado nesta etapa. Afinal, nenhum exagero é bem-vindo. É importante ficar de olho para que seu cliente não desvie o foco do que pretende comprar.
No entanto, com criatividade, você pode montar uma cena sugestiva. Por exemplo: se você vende vinhos, tudo bem se colocar uma taça com a bebida dentro bem ao lado da garrafa. No mínimo, a fotografia vai despertar o paladar dos seus clientes.
Por outro lado, se seu e-commerce vende óculos, uma boa sugestão é testar os produtos antes de colocá-los na vitrine. Então, que tal ter fotos de alguns itens com seu público consumidor?
Esta experiência auxilia na percepção sensorial do cliente. Além disso, ajuda a criar uma necessidade que, até então, ele nem sabia que tinha. Assim sendo, capriche no cenário e click! Tire mais de uma foto para expor os modelos. O importante aqui é ter uma harmonia entre o produto à venda e os elementos à sua volta.
Forneça todos os detalhes
Muito provavelmente todos nós já experimentamos uma sensação de dúvida em relação à compra de um produto, certo? Pois é! Este é mais um exercício que você, lojista, deve fazer para evitar que isso não aconteça com seu cliente quando estiver em seu e-commerce. Aqui, mais uma vez, vale utilizar a experiência do usuário.
Portanto, antes de tudo, faça um check list em seu estoque. Comece por separar os produtos por cores, tamanhos, materiais usados na composição, espessura, preço, entre outras características. Anote todas as informações antes de divulgar os itens. Afinal, a descrição dos produtos é uma poderosa ferramenta de conversão de vendas.
Acredite, os seus potenciais clientes não querem apenas preço; eles buscam também conforto, qualidade, rapidez e segurança na entrega, além de uma informação completa.
Outras vantagens
Além do que foi dito acima, uma boa descrição ajuda a colocar seu e-commerce em destaque nos sites de busca. Portanto, seja claro e preciso nesta ação. Isso facilita as buscas dos usuários na internet.
Outra dica é investir no título do produto. Ele deve ser atrativo e despertar a curiosidade. Você pode, ainda, usar técnicas de SEO nas descrições. Isso vai chamar atenção do seu potencial cliente e fazer com que ele acesse seu e-commerce.
Mãos à obra
Agora que você já percebeu a importância da descrição dos produtos para vender mais, mãos à obra! Faça uma revisão completa no estoque e nos produtos que estão na vitrine; analise se é necessário complementar com mais alguma informação.
Afinal, a descrição realça os benefícios dos produtos. Além disso, ajuda a criar uma necessidade na mente do cliente, fazendo com que ele perceba que precisa comprar no exato momento em que visita sua loja virtual.
E se você quer saber mais sobre este tema, fale com a gente! Aqui na Shoppub nossa equipe pode ajudá-lo a melhorar esta estratégia de vendas!
Fonte: Freepik
Leila Monteiro