6 tipos de conteúdo que vão ajudar o seu SEO e seus consumidores

por Shoppub

Atualmente a otimização dos mecanismos de busca depende do fornecimento de conteúdos de qualidade que melhorem a experiência do cliente. Mas a forma como esse conteúdo deve ser disponibilizado pode, por vezes, confundir o lojista do e-commerce. 

6 Tipos de conteúdo que vão ajudar o seu SEO e seus consumidores

Só a menção de marketing de conteúdo para e-commerce pode trazer a tona lembranças de palavras inúteis utilizadas em categorias para tentar empurrar o produto de qualquer jeito para o consumidor. Mas existem formas mais criativas de fornecer um conteúdo de qualidade que atraia clientes.

Trabalhar com criação de conteúdo não é algo exclusivo de grandes marcas. Abaixo vamos mostrar seis opções que podem ser utilizadas por qualquer tipo de e-commerce e que vão ajudar no posicionamento do seu negócio nos mecanismos de busca, além de atrair novos clientes.

6 tipos de conteúdo para criar na sua loja online

Blog

Os Blogs são uma forma de um cliente entrar em contato com a sua marca por meio de tópicos que são relacionados aos produtos que você vende. Por exemplo, se você tem um e-commerce de joias/semijoias, pode criar um post sobre os melhores formatos de pedras para anéis de noivado, ajudando na escolha de seus futuros clientes.

Em um blog é importante que seus posts não sejam todos relacionados a seus produtos, isso ajuda a humanizar a sua marca e dar uma amplitude ao seu conteúdo.

Continuando no exemplo acima,o blog pode ter conteúdos sobre estilo de vida e comportamento, com posts sobre como decidir se é a hora certa de se casar ou com dicas sobre as melhores combinações de cores para usar no verão. Tudo dentro da temática do e-commerce, porém sem trazer diretamente os produtos.

Esses posts podem atrair clientes que não estavam necessariamente buscando por joias/semijoias, mas que vão acabar conhecendo a sua marca e a considerando para compras futuras.

Lembre-se que o que você escreve faz toda a diferença, ou seja, aborde tópicos que sejam interessantes e valorizados pelo leitor.

Conteúdo educacional

Se criar e manter um blog pode ser muito trabalhoso para o seu negócio, considere criar um guia educacional sobre os produtos que você vende.Esse tipo de guia geralmente não precisa de muitas atualizações constantes e pode permanecer atual por longos períodos. 

Por exemplo: digamos que você tem uma loja especializada em botas para aventuras, sendo assim você cria um guia para explicar aos seus clientes sobre cada tipo de bota e como ela se destaca em diferentes formas, como uma bota específica para trilha e outra para alpinismo. 

Dessa forma, você dá todos os detalhes que o consumidor precisa para conhecer o tipo de produto que você vende e como ele deve escolher o que melhor atende suas necessidades.

Com o tempo você vai perceber que as dúvidas que receber dos seus consumidores e as informações dos fabricantes podem ser transformadas em novos tópicos educacionais. Fique sempre atento para trazer novas oportunidades educacionais a seus guias. 

Guias de “como fazer”

Os Guias de “como fazer” são conteúdos divididos em etapas ou seções. Se você chega a uma página com títulos como “10 dicas para…” ou “5 passos para…”, provavelmente você vai encontrar um guia de como fazer algo.

Esse tipo de conteúdo pode ser facilmente adaptado ao e-commerce, relacionando essas dicas aos produtos que você oferece. Por exemplo: um guia com dicas de como limpar joias e semijoias.

Esses guias são uma excelente forma de destacar a sua marca nos mecanismos de busca do Google. Além disso, eles podem ser adaptados a outros formatos como vídeos e posts nas redes sociais.

Dúvidas frequentes

Todos os e-commerces precisam ter uma seção de dúvidas frequentes. Essa seção serve para responder questões como formas de pagamento, tipos de entrega e sua política de trocas e devoluções.

Uma ideia interessante é criar uma lista com as dúvidas mais frequentes e linkar a resposta para uma nova página. Assim você consegue trabalhar o SEO de cada dúvida de forma individual.

Informações sobre suporte

Assim como as dúvidas frequentes, é interessante criar uma página exclusiva no seu e-commerce sobre como funciona o suporte aos seus produtos. 

As informações sobre suporte servem para ajudar o seu consumidor com algum problema que ele possa ter com o produto, encontrando rapidamente uma solução sem precisar entrar em contato por telefone, e-mail ou chat.

Esse tipo de conteúdo pode ser uma forma de atrair novos consumidores que buscam por respostas para problemas que tenham tido, além de trabalhar a recorrência caso a experiência tenha sido positiva.

Galeria de imagens

Muitos e-commerces acabam desperdiçando o potencial das imagens ao adicionar um monte de imagens sem nenhum texto complementar explicando o contexto das fotos.

Sem esse tipo de texto ou comentário para fornecer um contexto ou informar como os produtos foram utilizados na imagem, você terá apenas uma compilação de belas fotos que não agregam valor real para o consumidor.

Por exemplo: uma loja que trabalha com produtos para decoração e festas em geral poderia utilizar fotos de eventos de seus clientes para mostrar como os produtos foram incorporados para chegar na decoração daquela imagem e dar dicas para novos consumidores.

Naturalmente, é possível incluir links dos seus produtos nesse tipo de conteúdo.

Todos esses tipos de conteúdo podem ser utilizados por pequenos lojistas do e-commerce com pouco investimento. Eles ajudam no posicionamento da sua loja online nos mecanismos de busca e atraem novos clientes, sendo um ótimo investimento a longo prazo.

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Fonte: Practical Ecommerce

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