Sua loja já utiliza o churn rate como termômetro para o desempenho dos negócios online?
Se sua resposta for negativa, vamos te ajudar a ficar por dentro do assunto. Porém, se a resposta for positiva, este conteúdo vai reforçar ainda mais a importância dessa métrica para o seu e-commerce.
Aproveite a leitura!
O que é o churn rate?
Em poucas palavras, podemos definir o churn rate como a taxa de clientes que uma empresa perde em um determinado período.
Lidar com esse fato, por si só, já pode ser assustador para muitas lojas. Afinal, quando a média de vendas ao longo dos meses se torna muito inconstante, pode gerar outros impactos, como:
- problemas na gestão dos estoques;
- saúde financeira flutuante;
- enfraquecimento no relacionamento com o seu público;
- queda na qualidade da imagem organizacional.
Mas a boa notícia é que o churn rate da sua loja pode ser calculado a partir de uma fórmula bastante simples. Na prática, basta dividir o número de cliente perdidos pelo total de clientes ativos em um determinado espaço de tempo.
A partir do resultado, é possível entender a gravidade da situação para, então, conseguir reverter esse cenário com sucesso. Mas se você ainda está em dúvida de que esse índice pode ser importante para seus negócios, continue com a gente! A seguir, vamos apresentar alguns aspectos que fazem com que o churn rate seja tão relevante para qualquer e-commerce.
Por que essa métrica é importante para sua loja virtual?
Sua loja nunca utilizou o cálculo do churn rate ou, por algum motivo, deixou essa estratégia de lado? Então fique de olho neste tópico, pois vamos reforçar a importância dessa métrica!
Para entender como a perda dos clientes está prejudicando sua empresa
Nós sabemos que os consumidores podem desistir de fazer suas compras online pelos mais diversos motivos. Entre os principais, podemos listar:
- aumento excessivo dos preços;
- queda na qualidade dos produtos;
- atraso nas entregas;
- problemas no atendimento;
- dificuldades para acessar a loja virtual.
Aqui, o churn rate entra em cena para mensurar o índice de clientes insatisfeitos com a experiência de compra no seu e-commerce.
Para estimular a busca por informações relevantes
Contar com uma relação completa dos clientes que deixaram de realizar uma compra em sua loja pode ser uma excelente estratégia!
Ao entrar em contato com esse público para realizar pesquisas e coletar feedbacks, é possível entender o que motivou a desistência. Como resultado, sua empresa terá em mãos uma listagem consistente dos aspectos que podem gerar insatisfação.
Para desenvolver estratégias que vão transformar esse cenário
Os dados do churn rate, alinhados aos retornos obtidos junto aos clientes, podem se tornar ferramentas valiosas para seu e-commerce.
Assim, o próximo passo será elaborar ações que ajudem a reconquistar os consumidores perdidos e, mais do que isso, conquistar e fidelizar novos públicos.
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