A importância da gestão do estoque

por Shoppub

Você já parou para pensar sobre a importância da gestão do estoque de sua loja? Este é um dos itens que deve estar sempre na pauta do seu negócio. Gerenciar o estoque parece ser uma tarefa simples; porém, esta é uma das atividades mais importantes para a sobrevivência de qualquer empresa. Afinal, pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo do seu e-commerce.

Fazendo a gestão

Você ainda é do tempo em que para controlar o estoque bastava anotar as informações numa planilha? Se sua resposta foi positiva, saiba que você precisa mudar esse sistema o quanto antes.

Isso porque controlar o estoque de sua loja vai além de saber somente a quantidade de itens nas prateleiras e vitrine. Além de identificar o momento certo para renovar o estoque de produtos, você precisa considerar alguns fatores. Esta ação vai evitar o desperdício.

Fique atento

Entender a demanda, verificar o prazo de validade dos produtos e analisar o giro do estoque são tarefas importantes. Entretanto, fidelizar os fornecedores, fazer um inventário e controlar a movimentação de mercadorias vai ajudar no controle do estoque. Outro ponto para prestar atenção é no layout de sua loja; quanto mais organizado, melhor.

No entanto, você não precisa se preocupar em ter uma grande equipe para gerir cada um desses itens. Afinal, vivemos na era da informação, e o mercado oferece excelentes sistemas para facilitar o seu dia a dia.

Use a Tecnologia

Faça um check list das prioridades de sua loja. Utilize a tecnologia a seu favor. Isso vai garantir o controle dos processos implantados. Afinal, mais do que um recurso de organização de dados, a tecnologia auxilia em muitos processos internos. Ou seja, vai ficar bem mais fácil localizar produtos. Além disso, você conta com a vantagem de atualizar o inventário de seu e-commerce. Isso porque o tempo de trabalho ficará reduzido.

Em outras palavras, com uma gestão eficiente é possível ampliar sua produtividade. Além disso, seu e-commerce pode aumentar o retorno sobre o capital investido e, assim, diminuir custos, pois todas as informações estão à vista.

Invista em um ERP

O ERP – sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning – pode ser traduzida em português para Planejamento dos Recursos da Empresa. É uma excelente ferramenta que auxilia a melhorar os processos internos e integrar as atividades de sua loja.

Através do ERP seu e-commerce vai interligar todo o fluxo de atividades. Além disso, a tomada de decisões por parte dos gestores será facilitada. Com isso, sua loja se tornará mais competitiva. Dessa maneira, todo o sistema de funcionamento ficará ágil. Assim sendo, você perceberá a importância da gestão do estoque integrada a uma logística avançada.

Critérios para escolher um ERP

Você pode ter diversos motivos para escolher um bom ERP. Porém, sugerimos que, primeiro, seja feito um exercício interno sobre as prioridades da empresa. Afinal, este é um passo importante para promover a integração entre as áreas. Portanto, é fundamental pensar com critério sobre alguns aspectos.

Assim sendo, considere a gestão e o controle do estoque como prioridade; analise a qualidade do suporte técnico e o desempenho do fornecedor do ERP, bem como os avanços tecnológicos propostos; fique atento às facilidades de implantação e utilização do sistema; observe a documentação do ERP e se o software passa por constantes atualizações. Com estes cuidados, você vai perceber a importância da gestão do estoque e, certamente, sua loja estará bem servida.

Parceiros da Shoppub

Contar com empresas eficientes é sempre uma ótima oportunidade. É a chance de fazer a escolha certa. Portanto, se seu e-commerce está em busca de um sistema de ERP competente, conte com os parceiros da Shoppub.

O Arius ERP é um software de gestão empresarial especialmente desenvolvido para o segmento varejista. Tem um ecossistema completo de módulos e funcionalidades. O Arius ERP foi pensado para acompanhar o crescimento de sua empresa, garantindo uma gestão mais eficiente de modo a  maximizar os resultados.

Em linha com as necessidades do mercado o SoftUp também está pronto para gerenciar o seu negócio. O sistema on-line de gestão, acessado pela nuvem, simplifica, agiliza e centraliza importantes processos. Tudo por meio de suas funcionalidades. Com tecnologia e inovação o SoftUp colabora com o sucesso das pequenas, médias e grandes empresas com eficácia e preços competitivos.

Então não é por falta de um bom ERP que seu e-commerce vai ficar desatualizado, certo?

Fale conosco

Até aqui falamos sobre a importância da gestão de estoque e como um bom ERP pode ajudar a organizar seu e-commerce. Sempre integrando as áreas. E se ficaram dúvidas, fale com a Shoppub. Afinal, para nós, a satisfação dos nossos lojistas é o que realmente importa.

Fonte: Freepik

Leila Monteiro

Artigos Relacionados