Principais tendências para o mercado de e-commerce

No início deste ano falamos um pouco sobre algumas das principais tendências para o mercado de e-commerce em 2021. Já passamos da metade do ano; e, as previsões continuam se confirmando. Ou seja, é fundamental ter uma presença virtual marcante e um atendimento cada vez mais personalizado. Isso vai proporcionar facilidades para o seu consumidor.

Entretanto, como tudo no mundo virtual é veloz, aqui no nosso blog estamos sempre trazendo as últimas novidades do setor para você ficar atualizado. Sabemos que a informação é a chave do sucesso. Por isso, nossa dica é que você fique ligado nas novas e principais tendências do mercado para destacar seu e-commerce.

Pesquisa

De acordo com uma pesquisa do Ebit|Nielsen o e-commerce brasileiro deve crescer, até o fim deste ano, 26%. O dado se justifica, em grande parte, pela pandemia de Covid-19; ou seja, com as restrições para sair às ruas mais consumidores estão preferindo comprar online e receber o produto em casa. Afinal, esta é uma opção segura.

E mesmo com o aumento da vacinação da população, essa tendência veio para ficar. A previsão é de que mais de 95% dos consumidores permaneçam comprando por meio da internet. Cada vez mais as lojas virtuais fortalecem as ações de compra e venda de produtos.

De off-line para on-line

Como falamos acima não tem como parar o avanço do comércio virtual. Analistas acreditam que para os próximos anos haverá uma forte mudança das lojas físicas para negócios on-line. Desse modo, para quem ainda não fez a transição, um conselho: é bom correr e preparar a estreia nesse universo.

Era da tecnologia

Vivemos a era dos serviços digitais; ou seja, a era da informação. É neste cenário que os consumidores querem ter experiências cada vez melhores. No mundo do e-commerce isso exige uma mudança de comportamento das empresas. Afinal, as novas tecnologias mudam a forma de pensar, de se comunicar e trabalhar.

Por isso, é importante entregar valor de forma estratégica; ou seja, sempre melhorando os fluxos de informações. E você precisa aprender a fazer isso melhor do que o seu concorrente.

Principais tendências

Para que você acompanhe o que há de novidade no setor, publicamos algumas das principais tendências para você investir no seu e-commerce neste segundo semestre.

Inteligência logística: acompanhe a estrutura de sua loja; crie sistemas eficientes para atender as demandas dos clientes;

Comunicação: mantenha o foco total no cliente; o atendimento pessoal vai fazer a diferença em todas as etapas de suas vendas; crie canais de comunicação com seu cliente; garanta a satisfação do seu público;

Frete automatizado: este é um ponto que você deve ficar atento; pois, vai facilitar a logística do transporte de suas entregas. Assim sendo, aposte em sistemas eficientes. Assim, você pode acompanhar as transportadoras até a entrega final. Desta forma, seu cliente também vai se sentir mais seguro;

-Experiência omnichannel:  sabemos que o comportamento do consumidor mudou. Atualmente, ele não está limitado apenas à loja física para comprar um produto. Pelo contrário, seu cliente quer mais facilidades. Assim sendo, fique atento à redução ou eliminação de esforços dos clientes.

Para isso, utilize os dados da jornada de compra. Isso vai ajudar a entender a experiência do consumidor e oferecer soluções. Esta ação ajuda a fidelizar o seu cliente;

-Experiência multicanal: ofereça opções de canais para contato. Além da loja virtual, seu produto deve estar ao alcance também em uma loja física, redes sociais, e-mail, mídias tradicionais, SMS e Website;

Opções de pagamento: dê opções para seu público com mais meios de pagamentos. Isso pode melhorar os resultados de sua loja. Automatize as cobranças. Assim, todos ganham em eficiência.

O poder nas mãos do consumidor

Certamente, você já ouviu esta frase. E isso se explica, pois o consumidor está mais exigente; ou seja, quer viver uma experiência simples, fácil e rápida quando vai a internet para comprar algum produto ou serviço.

Por isso, a experiência do usuário, ou UX, é também uma das principais tendências para o mercado e-commerce. Ela facilita o acompanhamento dos padrões de comportamento do seu cliente. Em outras palavras, analisa a imagem que o seu e-commerce causa em um cliente.

Isso pode ser medido desde a primeira visita à sua loja até o momento em que ele finaliza a compra. Assim sendo, é tão importante oferecer ao seu público facilidades e respostas rápidas. É através desta experiência que você poderá analisar os resultados do seu e-commerce.

 –Responsabilidade social: manter uma imagem positiva de sua loja só cria valor. Afinal, empresas responsáveis são sempre bem vistas por seus colaboradores, clientes e fornecedores. Além disso, são mais competitivas e sempre buscam inovação; aposte nesta tendência!

Novas tecnologias

Por fim, e como não poderia deixar de ser, investir em novas tecnologias passa a ser uma necessidade. Seu e-commerce deve estar preparado para utilizar as melhores ferramentas de marketing do mercado. Inteligência artificial, plataformas dinâmicas, m-commerce, Big Data, super apps, entre outras tecnologias, devem estar na lista de prioridades de sua loja.

Atendimento humanizado

Aqui na Shoppub o futuro já começou. De olho nas principais tendências para o mercado de e-commerce, todos os dias melhoramos nossos processos. Portanto, conte conosco para ajudá-lo nesta jornada.

Queremos oferecer aos nossos clientes todo o potencial das soluções tecnológicas, ou seja, a possibilidade de fazer mais com qualidade e utilizando menos recursos. E isso tudo sem deixar de lado o nosso lado humano para melhor atender.

Fonte: Freepik

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