Está chegando uma das datas mais importantes para o e-commerce, a Black Friday. A data importada dos Estados Unidos acontece, esse ano, em 27/11. Mesmo com a atual crise do país a expectativa é positiva, em 2014 o faturamento foi de R$1,16 bilhões, um crescimento de 51% em relação a 2013.
Tanto o consumidor quanto o lojista devem se prepara para essa data. O consumidor que deseja adquirir algo na Black Friday deve se programar com antecedência e acompanhar o valor do produto que deseja adquirir para garantir o melhor preço. O lojista deve garantir que todos os processos da sua loja estejam em pleno funcionamento para não perder vendas.
O planejamento da Black Friday deve começar meses antes da data, esse planejamento é o que vai garantir o seu sucesso ou não durante o período de promoções. Separamos algumas dicas de como se preparar:
Inventário
Faça um inventário do seu estoque, dessa forma você poderá identificar quais produtos poderão ser utilizados em promoções específicas. Também é uma boa oportunidade para verificar produtos que estão parados no estoque e não vendem tão bem, um bom desconto pode ser a chance de vender esses produtos.
O inventário também ajudará a ter um controle sobre o seu estoque e saber quais produtos precisam ser repostos, produtos anunciados não podem ficar fora de estoque.
Equipe
Prepare a sua equipe para trabalhar a todo vapor nesse período, o processamento dos pedidos deve ser rápido. Caso a sua loja receba uma quantidade muito grande de pedidos talvez seja interessante estudar a contratação de funcionários temporários para ajudar no envio desses pedidos.
A equipe de atendimento deve estar bem treinada para tirar todas as dúvidas dos clientes durante a Black Friday, resolver essas dúvidas pode garantir o aumento nas suas vendas.
Site
A sua loja deve estar preparada para a quantidade alta de acessos que irá receber. Sua plataforma de e-commerce deve garantir essa estabilidade, além de apresentar alta velocidade no carregamento das páginas. As suas vendas não podem ser prejudicadas por quedas no servidor, a plataforma de e-commerce da Shoppub pode dar esse suporte necessário a sua loja.
Divulgação
O público precisa saber que a sua loja vai participar da Black Friday. Para essa data em específico, você deve aumentar a divulgação conforme a data se aproxima. Quanto mais a data se aproxima mais os clientes ficam interessados, cria-se uma expectativa para a data. Invista em e-mail marketing e divulgação nas redes sociais.
Além disso, é sempre bom avaliar como a sua loja se saiu na última Black Friday e quais pontos precisam ser melhorados.