Conquistar e fidelizar novos clientes todos os dias é a meta de todo empreendedor. Mas muitas vezes alcançar esse objetivo não é tarefa fácil. No entanto, existem estratégias para otimizar o seu e-commerce de forma rápida e eficiente.
Quer saber mais? Então nos acompanhe, pois preparamos um conteúdo especial para os nossos lojistas. Vamos lá?
Atendimento omnichannel
Você já ouviu falar em atendimento omnichannel? Essa é uma tendência que veio para revolucionar o varejo, pois ela oferece uma experiência diferenciada para o cliente.
Mas, primeiramente, vamos entender o conceito: de acordo com a Rock Content, “o atendimento omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. Tem como objetivo estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico”.
Assim sendo, o atendimento omnichannel traz um aumento da eficiência no atendimento por meio de uma única plataforma.
Outra vantagem é que seu e-commerce terá o histórico de todas as informações para melhorar a experiência do usuário. Isso ajuda na hora de resolver problemas e também colabora para fidelizar seu público.
Em outras palavras, essa integração vai facilitar o controle do atendimento feito em diferentes canais.
Site responsivo
Os sites responsivos se tornaram ferramentas importantes para o e-commerce, principalmente porque muitos consumidores usam smartphones para fazer compras na internet.
Um site bem planejado ajuda a trazer bons resultados para um e-commerce; além de diminuir a taxa de rejeição, aumenta a taxa de conversão de leads.
Ter um site responsivo que adapta o tamanho das páginas às telas de celulares e tablets, por exemplo, certamente vai facilitar a experiência do usuário.
Então, a dica é investir em um bom design para o site, a fim de agregar mais valor à sua loja. Quanto mais simples e ágil, melhor.
O ideal é que o seu público possa navegar e encontrar o que deseja com facilidade.
Invista nas redes sociais
Informações divulgadas pelo site tudocelular.com apontam que o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia.
Outro dado que chama a atenção: mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53% da população mundial.
São números impressionantes, não é mesmo?
Assim sendo, é essencial ter uma participação ativa nas redes sociais: isso traz maior visibilidade para seu e-commerce, sem falar que também aumenta o alcance de sua marca e as visitas ao site de sua loja.
Presença ativa
Seu e-commerce precisa ter uma presença ativa em todos os canais das redes sociais.
Entretanto, não basta ter um simples perfil.
É preciso mostrar seu produto com uma boa descrição. Invista ainda em boas fotos para divulgação.
Faça promoções, crie vídeos para campanhas e fique atento aos comentários dos seus clientes; ou seja, não deixe ninguém sem resposta.
Outra dica é aproveitar o poder de alcance das redes sociais para criar anúncios patrocinados. Assim, é possível atingir seu público-alvo com mais rapidez.
Anunciar nas redes sociais traz engajamento, e isso, certamente, vai impulsionar as vendas de seu e-commerce.
Portanto, não deixe de considerar esta ação no check list das estratégias para otimizar seu e-commerce.
Marketing de Conteúdo
Quando sua loja virtual aposta em marketing de conteúdo o público-alvo tende a crescer.
Com um conteúdo relevante é possível criar uma percepção positiva da sua marca; assim, a tendência é melhorar as vendas.
Além de posicionar seu e-commerce nos mecanismos de buscas na internet, essa estratégia também aumenta a visibilidade de sua loja. O resultado é a atração de novos leads e o reconhecimento de sua marca.
Um bom conteúdo também influencia na decisão de compra e na fidelização de clientes.
Nesse sentido, alimente com conteúdo relevante todos os canais de comunicação disponíveis. Foque em conteúdos que possam despertar a curiosidade de seus clientes.
Além das redes sociais, crie um blog e o mantenha sempre atualizado. Essa ação, fortalece a marca de sua loja e ajuda a criar autoridade.
Afinal, se o conteúdo é bom, todos vão querer ler sempre!
O WhatsApp comercial é outro canal interessante para divulgar seus produtos. Por meio de listas de transmissões, sua loja pode divulgar conteúdos exclusivos.
Além disso, você pode aproveitar a jornada do cliente para fortalecer o relacionamento com seus consumidores por este canal.
E, por fim, não se esqueça de investir em ferramentas de marketing digital para profissionalizar seus processos. Use sempre a tecnologia a seu favor.
Potencialize suas vendas
Agora que você já conhece algumas das estratégias para otimizar o seu e-commerce, não perca tempo! Comece já a usar estas dicas para potencializar suas vendas neste fim de ano.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a Shoppub! Nossa equipe está sempre pronta para colaborar. Até a próxima semana!
Fonte: Freepik
Leila Monteiro