Se tem um princípio universal é aquele em que todo mundo gosta de ser bem tratado, não é mesmo? E no mundo do comércio digital a regra continua valendo. As pessoas gostam e querem se sentir especiais. Na prática, se o seu cliente está satisfeito ele tende a voltar para reviver a experiência bem-sucedida com o seu e-commerce. E tudo isso só comprova o que já sabemos: atendimento personalizado gera mais negócios.
Formador de opinião
Vivemos em uma sociedade de consumidores cada vez mais exigentes e empresas mais competitivas. Entretanto, você sabe o quanto é importante garantir uma boa relação com seu público. De fato, ele é realmente um formador de opinião. Por isso, um atendimento de excelência faz toda a diferença.
Para se ter uma ideia do quanto isso é importante, basta ver as pesquisas de mercado. Em média, um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa. Por outro lado, um cliente insatisfeito descreve para 11 pessoas sua experiência negativa.
Diante desta realidade, vale a pena investir um pouco mais neste pilar do seu e-commerce para que a sua estratégia de marketing de vendas não fique comprometida.
Seja proativo
Hoje em dia as pessoas usam diversos canais para se comunicar, como as redes sociais, por exemplo. Então, você pode aproveitar e dar mais visibilidade para sua loja usando estes mesmos canais. Afinal, são locais estratégicos para a produção de conteúdo; e, ao mesmo tempo, são uma opção econômica e eficaz para divulgar seus produtos. Assim sendo, seja proativo e mostre todo o potencial do seu e-commerce nas redes sociais.
Faça seu cliente se sentir único
Sabe aquela sensação de se sentir exclusivo? Pois é! É isso que o seu cliente deseja. Atenção faz toda a diferença na hora da venda. Portanto, saiba que ele não busca somente o produto ou serviço; ele quer ser ouvido, ou seja, quer ser único.
Então, aproveite e valorize todos os momentos com seu cliente. Retorne sempre os contatos, e-mails e telefonemas com rapidez. Não deixe seu cliente esperando. Demonstre interesse nele. Saiba que do outro lado, vai ter sempre alguém esperando um bom atendimento.
Invista no pós-venda
Proporcionar uma excelente jornada para o cliente é fundamental. No entanto, essa experiência somente será perfeita se você dedicar um tempo para a etapa do processo. Não esqueça do pós-venda. É nessa hora que você vai medir a satisfação do seu consumidor.
Assim sendo, fique atento às necessidades do seu cliente. Responda com clareza as dúvidas do seu público. Automatize seus processos e invista num sistema de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) eficiente. Este é um canal que ajuda a empresa a fortalecer a relação com os clientes.
Transmita confiança
Garantir a satisfação do seu público ajuda a fidelizá-lo. Então, dedique um tempo para esta tarefa. Transmita segurança ao seu cliente em todas as etapas. Seja flexível sem perder o foco. Ofereça possibilidades. Crie canais de comunicação, como um blog onde ele possa se informar. Use a tecnologia a seu favor. Fique sempre próximo do seu público.
E, por fim, ouça com atenção e aponte caminhos. Certamente o seu cliente vai agradecer este cuidado. E, da próxima vez, vai lembrar de você nas compras futuras, pois atendimento personalizado gera mais negócios.
Entender para atender bem
Aqui na Shoppub estamos sempre atentos aos melhores processos de atendimento. Mantemos uma comunicação direta e personalizada. Temos um time bem preparado para ouvir nossos clientes.
E então? Quer conhecer mais sobre o nosso diferencial? Entre em contato e venha viver esta experiência com a Shoppub. Vai ser um prazer apresentar as nossas soluções para o seu e-commerce. Afinal, para nós, você é único!
Fonte: Freepik