A maioria dos lojistas costuma fazer suposições e estudos sobre as formas como o consumidor acessa o seu e-commerce, como o contexto, os locais de acesso e a forma como isso ocorre. Porém, existem alguns comportamentos de acesso mais comuns do que imaginamos ao comprar pelo celular.
São três cenários do dia a dia que levam muitos consumidores as compras utilizando os seus celulares:
- Enquanto esperam alguma coisa;
- No intervalo do trabalho;
- Quando estão em casa relaxando.
Para cada uma dessas situações é possível analisar as experiências dos visitantes com seus dispositivos móveis. Por que eles estão visitando a sua loja? Quais problemas eles querem resolver? Como capturá-los naquele momento?
Abaixo vamos analisar cada uma dessas situações e tentar responder a essas perguntas:
Enquanto esperam alguma coisa
Às vezes o consumidor está esperando para ser atendido em uma consulta médica, aguardando um amigo chegar para um encontro ou em uma fila interminável no banco. Todos esses cenários são extremamente atrativos para que os consumidores comecem a mexer em seus celulares e visitem alguma loja online.
Por que eles estão visitando a sua loja? Enquanto eles esperam, uma ideia pode ter surgido, e uma rápida pesquisa ao Google os levou a sua loja. Nesse cenário os usuários podem levar de 5 a 10 minutos para verificar o que precisam. Em geral, não é o momento ideal para que eles tomem alguma ação, eles estão apenas montando alguma lista mental de ideias a considerar.
Quais problemas eles querem resolver? Comprar um produto não é o que eles querem resolver nesse momento. Ao invés disso eles estão resolvendo um problema de fugir do local onde estão, criando uma nova paisagem de possíveis lojas e produtos.
Muitos consumidores não sabem onde encontrar algum produto específico e a busca nesse momento de espera trás essa clareza. Por exemplo, o cliente precisa comprar um band-aid, e a primeira ideia é visitar uma farmácia. Mas e se ele precisar de bandagens mais efetivas, será que ele encontra isso em uma farmácia? E se as farmácias locais não vendem, onde ele pode encontrar o que precisa? Esse é um exemplo de problema que muitos compradores mobile estão resolvendo.
Como capturá-los naquele momento? Ofereça oportunidades para que o consumidor entre em contato com a sua loja no futuro, dando motivos para que ele volte.
Por exemplo: botão para se cadastrar na newsletter e receber um cupom para primeira compra ou indicar suas redes sociais para que ele se mantenha conectado com a sua marca.
No intervalo do trabalho
Por que eles estão visitando a sua loja? Durante o intervalo do trabalho, os consumidores podem visitar o seu e-commerce para passar o tempo procurando por algo interessante.
Quais problemas eles querem resolver? Os consumidores no trabalho podem estar procurando por inspiração ou novidades. Muitos deles podem ter acabado de sair de uma reunião difícil ou de um turno bem cansativo, então eles procuram por algo que possa ser uma distração. É comum que esses consumidores não tenham um objetivo concreto em mente.
Como capturá-los naquele momento? Uma ideia bem simples e que pode ajudar muito os consumidores que estão no trabalho é a criação de categorias como “Novas Descobertas”, “Novas Ideias”, “Novidades” e “Lançamentos”. Essas seções devem ser atualizadas com certa frequência para que não exibam sempre a mesma coisa e reflitam o que tem de novo na sua loja online.
Quando estão em casa relaxando
Por que eles estão visitando a sua loja? Nesse momento, os consumidores estão visitando o seu e-commerce porque provavelmente é a parte mais tranquila do dia deles. É provável que eles estejam utilizando o celular enquanto assistem televisão ou enquanto cuidam dos filhos.
Quais problemas eles querem resolver? Os consumidores mobile que estão em casa geralmente buscam por um produto para resolver um problema. Enquanto os cenários anteriores, em espera e no trabalho, abordam descobertas e formas de passar o tempo, o cenário doméstico está aberto a venda.
Como capturá-los naquele momento? Comece com o básico e garanta que seu e-commerce seja rápido e 100% responsivo. A partir disso, tente conseguir mais avaliações nos seus produtos, isso ajuda consumidores indecisos na hora de finalizar a compra.
Deixe claro quais métodos de pagamento você aceita e habilite a opção de salvar o carrinho de compra para mais tarde, assim o cliente pode continuar pesquisando produtos sem esquecer daqueles que ele já gostou.
O comportamento do consumidor pode mudar muito de acordo com o ambiente em que ele acessa uma loja online. Portanto, mantenha sua versão mobile sempre atualizada e pronta para capturar clientes em diferentes fases da jornada de compra.
Fonte: Practical Ecommerce