O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas que um e-commerce pode usar para gerar vendas. A forma como você se comunica nesses e-mails pode ser determinante para o sucesso da sua campanha, gerando um retorno de investimento satisfatório ou não.
Reunimos aqui algumas dicas que você pode colocar em prática no envio dos seus e-mails e testar o que funciona para o seu negócio:
1 – O Famoso Carrinho Abandonado
Já falamos várias vezes aqui, mas vamos repetir! Uma ferramenta pouco usada pelos lojistas é a de programar e-mails de carrinhos abandonados.
Esse tipo de e-mail funciona da seguinte forma, você envia uma sequência de e-mails ao cliente lembrando que ele possui itens abandonados no carrinho, algo básico. Não existe necessariamente uma fórmula para cadastrar a sua sequência de e-mails, mas um exemplo seria:
– O primeiro e-mail após uma hora de abandono do carrinho
– O segundo e-mail após 12 horas com um novo lembrete
– O terceiro e-mail após 24 horas oferecendo um desconto ou frete grátis para finalizar a compra
Algumas plataformas de e-commerce já possuem esse tipo de integração e é bem fácil programar o envio de e-mail marketing para carrinhos abandonados. Caso a sua não possua, talvez seja hora de considerar uma migração para uma plataforma mais completa.
2 – Primeira Compra
Clientes que compram mais de uma vez valem mais para o seu e-commerce do que aqueles consumidores que encontram sua loja no Google, fazem uma compra e nunca mais voltam.
Para tentar transformar esses novos consumidores em clientes fiéis tente utilizar uma série de e-mails após a primeira compra. Essa série de e-mails é uma combinação de boas-vindas e pós compra.
Esse fluxo pode ser montado da seguinte forma:
– E-mail de agradecimento por ter feito a primeira compra
– Oferecer um brinde a novos consumidores
– Contato para verificar se o pedido foi recebido conforme esperado
– Pedir uma avaliação do produto
– Informativo com produtos relacionados que você também vende
– Enviar uma oferta incentivando uma nova compra
– E-mail convidando o cliente a comentar sobre a sua loja
3 – Tente usar apenas uma Call to Action
Existem muitas dúvidas sobre quantas call to actions devemos colocar em um e-mail marketing. Uma ou várias?
Tente usar uma call to action na sua próxima campanha. Para a sua próxima sequência de e-mail marketing utilize apenas uma call to action ou apenas um destino para a call to action.
Uma única call to action vai ser apenas um botão ou link para o seu cliente clicar. Ou você pode utilizar mais de um link nas imagens ou corpo do e-mail, mas que direcionem para o mesmo destino.
Usar uma única call to action ajuda a manter o foco do usuário e pode gerar um aumento nos cliques.
4 – Segmente a sua lista de e-mail marketing
A sua lista de e-mail marketing consiste em diferentes tipos de pessoas, com diferentes comportamentos, perfis e interesses. Ao segmentar a sua lista de e-mails você estará dividindo essas pessoas em diferentes grupos.
Ao dividir esses consumidores por grupos com mesmos gostos ou características parecidas você poderá trabalhar campanhas direcionadas e que terão mais resultados.
O serviço de e-mail MailChimp fez uma pesquisa analisando 11 mil campanhas de e-mails segmentados, os resultados mostraram:
– Aumento de 14% na abertura de e-mails
– Aumento de 10% na taxa de abertura única
– Aumento de 100% nos cliques
Caso não possua, você pode contratar uma ferramenta que permita a segmentação da sua base de e-mails, como a RD Station.
5 – Teste A/B
Às vezes, na pressa, nós apenas escrevemos um título para nosso e-mail acreditando que vai ser um bom título e mandamos para toda nossa lista na esperança de ter uma boa taxa de abertura.
Se você também faz isso, que tal mudar e começar a realizar testes A/B com o seu título?
Faça os seguintes questionamentos:
– Incluir uma pergunta no título aumenta a abertura para uma determinada segmentação?
– Utilizar o nome do usuário no título aumenta a taxa de abertura?
– Qual o impacto do comprimento do texto no título?
– O que acontece se eu começar o título com o nome da minha loja?
– Como a taxa de abertura é afetada quando eu coloco valores no título?
– Incluir nomes de marcas no título aumenta a taxa de abertura?
Com as definições do que testar, certifique-se de:
– Enviar as duas opções ao mesmo tempo, pois o horário de envio pode influenciar nos resultados
– Use a maior quantidade de e-mails que você conseguir no teste
– Faça testes em todas as campanhas
– Análise taxa de abertura, taxa de cliques e conversões
Com esses dados em mãos você irá descobrir o que funciona com a sua base de clientes e o que funciona para a sua marca, ajustando e melhorando as suas campanhas.
Fonte: Practical Ecommerce