Trabalhar com e-commerce significa se manter atualizado sobre as técnicas de SEO. Um SEO bem executado ajuda o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, aumentando tráfego e autoridade para o seu site. Hoje, vamos falar sobre um lado do SEO para empresas que também possuam uma loja física, o SEO Local.
O que é o SEO Local?
Quando fazemos uma pesquisa no Google, ele nos mostra os resultados mais relevantes para aquele termo. Mas, em algumas pesquisas o Google entende que o usuário está buscando por algo próximo da sua localidade, e mostra resultados para aquela cidade ou região.
Um exemplo: se você buscar por “restaurante vegano”, o Google provavelmente vai te mostrar os restaurantes veganos mais próximos da sua localização, pois ele considera que a localidade do usuário deve influenciar nessa busca para que ele encontre a solução que precisa perto de onde está.
Mas caso você pesquise por “restaurante vegano em São Paulo”, a busca será refinada para o SEO Local daquela região.
Então, o SEO Local seria uma estratégia para que os usuários encontrem o seu negócio quando estiverem na mesma localidade que você. É uma forma de dizer aos mecanismos de busca onde o seu negócio está.
Qual a sua importância?
O SEO Local é importante principalmente para empresas que possuam uma loja física. Sendo uma ótima forma de atrair novos clientes para o seu estabelecimento.
Pequenas e médias empresas podem, através de um presença online local mais relevante, concorrer com empresas grandes do seu segmento, atraindo clientes e gerando vendas.
É uma forma de impactar positivamente o seu público local e se adaptar aos novos algoritmos dos motores de busca, que cada vez mais valorizam os resultados com base na localização dos usuários.
Existem algumas formas de trabalhar o SEO Local, uma das mais importantes é o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite que você cadastre informações completas sobre a sua empresa, exibindo essas informações nos resultados de busca.
Google Meu Negócio
Caso você ainda não possua um cadastro no Google Meu Negócio, você pode começar clicando aqui.
A ferramenta permite que você adicione muitas informações relevantes sobre a sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, site, telefone, fotos e até comentários e avaliações de clientes.
Para confirmar esses dados o Google enviará um código para o seu celular e até mesmo uma carta para confirmar o seu endereço e adicionar a localização da sua empresa no Google Maps.
Uma descrição completa do seu negócio também poderá ser adicionada, aproveite esse espaço para incluir palavras-chave e informações relevantes sobre a sua empresa.
Utilize fotos de boa qualidade para mostrar o seu ambiente, posteriormente você poderá solicitar o serviço do Google Business View e apresentar uma tour pela sua empresa.
O Google Meu Negócio também permite que os seus clientes deixem avaliações e comentários sobre a sua empresa. É uma opção interessante, visto que o Google favorece empresas com boas avaliações nos rankings de pesquisa.
Além disso, recentemente foi adicionada a ferramenta de posts através do Google Meu Negócio. Essas postagens trazem uma nova forma de compartilhar conteúdo com o seu público e aparecem diretamente nos resultados de pesquisa. Para mais informações sobre essa nova funcionalidade clique aqui.
Outros Diretórios
O Google Meu Negócio não é o único diretório que você deve estar cadastrado para melhorar o seu SEO Local. Abaixo confira uma lista de outros diretórios que também são importantes. Análise cada um e se cadastre naqueles que sejam relevantes ao seu nicho.
Somente diretórios?
Não, os diretórios fazem parte da estratégia local mas também existem outras formas de melhorar o seu posicionamento.
É importante ressaltar que a estratégia de SEO Local deve ser trabalhada em conjunto com a sua estratégia de SEO geral. Então um bom trabalho de palavra-chave, criação de conteúdo, e um site 100% responsivo são alicerces dessa estratégia.
Dentro dessa estratégia geral trabalhe as referências locais e os serviços prestados pela sua loja física. Inclua informações sobre a sua cidade ou região nos conteúdos criados, como em títulos, urls, tags e atributos de imagens.
Devo investir no SEO Local?
Decidir se vai investir ou não em SEO Local vai depender muito de como é a atuação do seu negócio. Você atende localmente? Possui clientes próximos? O público local é uma fatia que seu negócio quer explorar?
Se sim, é uma ótima ideia investir em uma estratégia para a sua localidade, aumentando sua presença e, consequentemente, suas vendas.
Mas, possuindo ou não uma loja física, ter uma página no Google Meu Negócio já é um avanço na presença online da sua empresa.