A Rock Content realizou uma pesquisa para traçar um panorama atual sobre o comércio eletrônico Brasileiro. A E-commerce Trends 2017 contou com a participação de consumidores e profissionais do e-commerce de todo o País, produzindo um relatório completo sobre o tema.
A pesquisa foi realizada de 06 a 20 de março de 2017 e contou com a participação de 958 pessoas que responderam dois questionários online. Desses, 562 são consumidores, 389 trabalham em e-commerce e apenas 7 participantes nunca compraram em uma loja virtual. A pesquisa foi promovida através do Facebook, Google+, Linkedin e Twitter.
Consumidores
Dos participantes da pesquisa, apenas 1,2% nunca compraram no comércio eletrônico. O maior obstáculo apontado por esses clientes é a vontade de experimentar e ver o produto pessoalmente antes de comprar, com 71,4% das respostas.
O frete alto também é um obstáculo, porém bem menor em relação a vontade de ver o produto pessoalmente, com apenas 14,3% das respostas.
Já os motivos que levam um consumidor a comprar no e-commerce, os consumidores se concentraram em três opções.
74,2% Preços mais baratos que os das lojas físicas
73,3% Facilidade de comparar preços e produtos
69,6% Mais comodidade
Essas respostas confirmam que as principais vantagens do e-commerce em relação as lojas físicas são vistas pelo público.
Sobre quais dispositivos utilizam para realizar suas compras online, 44,3% dos participantes disse utilizar o Smartphone. Esse dado mostra o quão importante é possuir uma loja com design responsivo, oferecendo uma navegação de qualidade para o seu usuário em qualquer plataforma.
Carrinho
O carrinho abandonado é uma das maiores dores de cabeça dos gerentes de e-commerce. De acordo com os participantes da pesquisa, 97,9% deles já abandonaram um carrinho de compra. O principal motivo para esse abandono foi o valor do frete, com 73,8% das respostas. Em segundo lugar os consumidores responderam que preferiram refletir sobre a necessidade da compra, com 55,8% das respostas.
Descobrindo novas lojas
Uma das perguntas da pesquisa foi voltada para descobrir como os consumidores conhecem novas lojas no comércio eletrônico. Entre os canais utilizados para descobrir novas lojas, as redes sociais e a busca orgânica no Google aparecem nas duas primeiras posições com 69,4% e 66,5% respectivamente.
As indicações também possuem uma boa relevância, com 47,9% das respostas.
Os consumidores também informaram quais redes sociais eles mais utilizam. Sem nenhuma surpresa o Facebook ficou na primeira posição. As 4 mais utilizadas de acordo com a pesquisa são:
96,6% Facebook
87,2% Instagram
75,6% Linkedin
68% YouTube
Estratégias de Marketing
A pesquisa também destacou algumas das estratégias de marketing que mais trazem resultados para o lojistas. Os blogs foram enfatizados como uma importante estratégia que pode ajudar a atrair tráfego para a loja online, convencer o visitante da compra, aumentar o reconhecimento do negócio, ganhar a confiança dos usuários e muito mais.
Apesar de tantas vantagens, apenas 43,2% dos e-commerces possuem um blog. A pesquisa analisou a quantidade de visitantes e clientes médios dos e-commerces e fez um comparativo entre aqueles que possuem blog e os que não possuem.
Os dados mostram que as lojas com blog possuem um número notavelmente maior de visitantes e clientes.
Esse aumento de visitantes se dá pelo trabalho de marketing de conteúdo e estratégias de SEO aplicadas nesses blogs.
As estratégias de SEO ajudam a atrair tráfego qualificado para as lojas. Dos respondentes, 77,9% dos lojistas disseram adotar técnicas de SEO. Entre os principais elementos utilizados, as palavras-chave são trabalhadas por 83,5% das lojas, seguidas de título das páginas com 79,9%, e descrição de produtos com 75,9%.
O relatório completo apresenta um panorama geral sobre o e-commerce. Desde os hábitos de compra dos clientes, estratégias de remarketing, redes sociais, segmentos, marketplaces, branding, pós-compra e muito mais.
Você pode baixar o relatório completo clicando aqui.