Os conteúdos em vídeos estão com um grande espaço na internet, seja nas redes sociais ou em outras plataformas. O YouTube possui um crescimento anual de 50% na quantidade de tempo assistido nos seus vídeos. Mais do que nunca as empresas precisam começar a investir em conteúdo audiovisual.
Para as grandes empresa é fácil, elas estão dispostas a gastar com propaganda. Mas as pequenas e médias empresas não possuem um orçamento disponível para investir nisso. Para ajudar esse público, o Google lançou o YouTube Director, um aplicativo voltado para pequenas e médias empresas que ajuda na criação, edição e postagem de vídeos.
O aplicativo funciona no esquema “faça você mesmo”, ele apresenta uma variedade de modelos, músicas e ferramentas de edição para que o usuário consiga realizar os próprios vídeos sem a necessidade de uma grande produção.
O nome do aplicativo, YouTube Director, não é à toa, ele realmente funciona como um diretor do vídeo. Dicas são apresentadas ao usuário durante a produção do vídeo, orientando sobre o que deve ser falado ou filmado. O aplicativo também oferece opções de música e orienta na edição do vídeo. O usuário pode publicar o vídeo no YouTube através do aplicativo após finalizar o trabalho.
https://youtu.be/ufI7su3KXng
De acordo com Diya Jolly, diretora de gestão de produtos do Google, o maior problema enfrentado pelas pequenas empresas é a falta de qualidade nos seus vídeos.
Nós fizemos esse aplicativo porque nós acreditamos, obviamente, que os vídeos estão se tornando um meio cada vez mais importante na internet. E hoje, o que nós vemos é que nós temos uma grande quantidade de grandes marcas que podem investir em anúncios em vídeo, enquanto as pequenas e médias empresas não possuem uma alta qualidade nos seus vídeos.”
Veja abaixo um exemplo de um vídeo realizado inteiramente com o YouTube Director.
https://youtu.be/5Pc7wCHGtHU
Além do aplicativo, o YouTube também quer aproximar as pequenas empresas de produtoras profissionais de vídeo. Em algumas cidades dos Estados Unidos, o YouTube irá oferecer a produção gratuita de spots para clientes que investirem US$150 em anúncios na rede.
Atualmente o aplicativo está disponível apenas para dispositivos iOS, mas é esperado que uma versão para Android seja lançada em breve.
Para mais informações acesse o blog do YouTube ou o site oficial do aplicativo.