A experiência de comprar pela internet tem as suas particularidades em cada país. Uma das principais diferenças entre os mercados é a forma favorita de pagamento dos consumidores. Um estudo realizado pela Nielsen mostrou quais os métodos de pagamento mais utilizados em diferentes regiões do mundo.
De acordo com o estudo, o uso de cartões de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizado ao redor do mundo. Mais da metade dos entrevistados com acesso à Internet que declarou ter feito compras online durante os últimos seis meses pagou com cartão de crédito (53%). Além disto, aproximadamente quatro em cada 10 utilizaram um sistema de pagamento digital, como PayPal ou Alipay (43%), cartão de débito (39%) ou débito direto da conta bancária (38%). Apesar desses métodos de pagamento serem os mais utilizados ao redor do mundo, há diferenças marcantes entre os países.
O número de entrevistados nos EUA e no Canadá que prefere pagar com cartões de crédito é maior. Durante os últimos seis meses, 66% dos consumidores que fazem compras online nos EUA e 81% dos consumidores canadenses declaram ter efetuado o pagamento com cartão de crédito, muito acima da porcentagem que utilizou a segunda opção — cartão de débito nos EUA (38%) e sistemas digitais de pagamento no Canadá (41%). Cartão de crédito também é a opção de pagamento mais utilizada em diversos dos países latino-americanos no estudo (variando de 52% a 80% entre os países) e no Japão e Coréia (76% e 79%, respectivamente).
O uso de sistemas digitais de pagamento é extremamente popular na China. Oitenta e seis por cento dos entrevistados chineses declaram ter efetuado o pagamento de suas compras online nos últimos seis meses através de sistemas digitais de pagamento. Esta também é a forma de pagamento mais citada em diversos países da Europa Ocidental, incluindo a Alemanha (68%), a Espanha (56%) e a Itália (55%).
Em alguns países em desenvolvimento essa situação muda. Na Índia também é comum o pagamento com cartão de débito ou débito em conta (71% e 61% respectivamente), porém um outro método de pagamento tem um maior destaque, o pagamento mediante entrega. Esse método de pagamento foi citado por 83% dos entrevistados.
A popularidade desse método de pagamento se deve ao fato de muitos consumidores na Índia não possuírem conta bancária, além disso o e-commerce é relativamente novo no país e isso faz com que os consumidores ainda não confiem plenamente no serviço.
O pagamento mediante entrega também é popular em outros países como a Nigéria (76%), Filipinas (73%), Rússia (70%), Emirados Árabes Unidos (68%), Arábia Saudita (59%), Colômbia (57%), Polônia (57%) e Tailândia (56%).
O varejista deve conhecer o mercado em que está inserido para saber quais os melhores métodos de pagamento para oferecer aos seus clientes. Quanto mais opções mais chances de aumentar o número de conversões.
Para acessar o relatório completo clique aqui.