Nos últimos 20 anos a Amazon se consolidou como uma líder no mercado online, acumulando mais de US$400 bilhões em vendas. O que começou como uma revendedora de livros em uma garagem nos anos 1990 agora é um conglomerado empresarial que faz mais negócios do que o Wal-Mart.
Entre as incontáveis lições que podem ser aprendidas com a ascensão da Amazon de um comércio humilde para a empresa poderosa que é hoje, listamos oito que todos os comerciantes deveriam aprender.
Seleção geral
É claro que não podemos comparar a maioria das lojas online com a Amazon, pois ela é um marketplace gigantesco. Considerando o seu tamanho e alcance, ela sempre terá mais seleção de produtos. O que você pode fazer é se inspirar na seleção de produtos deles e melhorar o que é oferecido na sua loja. Fazer uma pesquisa entre as marcas mais populares vai te ajudar a descobrir o que as pessoas estão mais comprando e porquê. Isso pode aprofundar a sua visão sobre o que adicionar ao estoque da sua loja para vender mais e encarar a concorrência.
Novos e Remanufaturados
Se você não pode oferecer produtos remanufaturados, não é o fim do mundo. Mas você pode buscar um fornecedor que venda o mesmo item que você como usado ou remanufaturado. Fazer uma parceria com esse tipo de fornecedor pode te garantir algumas vendas que teriam ido para outras lojas, mesmo que você não lucre tanto. Isso também faz com que os clientes lembrem da sua loja em compras futuras, permitindo que você lucre com esses clientes a longo prazo.
Oferecer Instalação
Recentemente a Amazon começou a oferecer opções de instalação junto com a venda de produtos. O cliente não precisa mais se preocupar em montar a estante que comprou ou fazer a instalação de eletrônicos, claro que isso tem um preço. Você pode fazer uma parceria com uma prestadora de serviços e adicionar essa facilidade no seu processo de checkout. Ao oferecer o serviço de instalação você melhora a experiência de compra do cliente e gera mais lucros para a sua loja.
Entrega Rápida
As pessoas não querem esperar muito para ter os produtos que compraram online, eles querem que seus produtos sejam entregues de forma rápida e que existam opções disponíveis para acelerar a entrega ou eles podem ficar propensos a comprar em outro lugar. A Amazon oferece o Prime, um serviço de entrega no mesmo dia para clientes premium. É claro que para os outros e-commerces oferecer essa opção é quase impossível, porém você pode oferecer diferentes formas de entrega como Pac ou Sedex. Adicionar o frete grátis para compras de determinado valor também vai te ajudar a vender mais a longo prazo.
Várias imagens de produtos
Os consumidores não conseguem ver, sentir ou tocar objetos que eles querem comprar online. A Amazon está ciente disso e oferece múltiplas imagens de alta-resolução com zoom e opções de visualizações em 360° de seus produtos. O tempo perdido para selecionar as melhores fotos para os seus produtos é sempre recompensado com mais conversões em vendas.
Várias opções de pagamento
Se você dificultar o pagamento dos seus clientes, você está basicamente dizendo a eles que você não está interessado no dinheiro deles. Os consumidores tem milhões de opções de onde comprar online hoje em dia. Deixe claro para eles que aceita a forma de pagamento que eles preferem. A Amazon aceita todas as formas de pagamento, e a sua loja também deve aceitar.
Avaliações de Clientes
A Amazon possui avaliações de clientes em todos os seus produtos e você deve pensar em integrar esse tipo de avaliação na sua loja. É uma excelente forma de facilitar as vendas e gerar um fluxo constante de conteúdo, além de seguir um modelo comprovado de sucesso da Amazon.
Devolução sem complicações
São poucas lojas que podem comparar a sua política de trocas e devoluções com a da Amazon. Devolver um produto a Amazon é tão fácil quanto receber. O sistema de devolução automatizado permite que o cliente comece o processo de devolução e gere a sua etiqueta de postagem. Estudos recentes apontaram que 80% dos clientes desejam uma política de devolução simples. Procure aplicativos e softwares que você possa integrar a sua loja para facilitar essa devolução da mesma forma que a Amazon.
Fonte: True Ship