Estamos cada vez mais próximos da Black Friday e da Cyber Monday, e os lojistas já estão se aquecendo para chegar com tudo nessas datas, afinal elas são uma oportunidade gigantesca de fazer muitas vendas.
No ano passado, a Black Friday movimentou R$2,1 bilhões em vendas e a expectativa para esse ano é que esse número chegue a R$2,43 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Ebit/Nielsen.
E se você quer aproveitar uma das maiores datas do e-commerce está na hora de começar o seu planejamento.
O objetivo é simples: implementar ações que vão ajudar a aumentar as suas vendas, deixar os seus consumidores mais felizes e diminuir a sua dor de cabeça. A seguir listamos 8 passos para você começar o seu planejamento e chegar preparado na Black Friday, confira:
1 – Garanta que sua loja está pronta para aguentar um volume grande de acessos
Às vezes, uma quantidade muito grande de acessos pode causar lentidão na sua loja ou, até mesmo, fazer com que ela saia do ar. Geralmente, é necessária uma quantidade muito grande de acessos para que essa situação ocorra, mas ainda assim é uma boa ideia garantir que a hospedagem da sua loja consegue lidar com picos de acesso.
Verifique com a sua plataforma todas as questões de escalabilidade da sua loja e deixe-a pronta para qualquer imprevisto.
2 – Organize suas promoções e planeje sua estratégia
Dê uma olhada em todos os seus produtos e comece a planejar os seus descontos e promoções antes da Black Friday chegar.
Uma ideia é criar uma planilha de ação, listando todos os produtos que você pretende colocar em promoção e detalhando valores, descontos e períodos em que eles ficarão ativos.
Com essa seleção feita você pode criar uma agenda de promoções e deixar tudo agendado para a Black Friday. Criando suas campanhas com antecedência na sua plataforma e se preocupando apenas em ativá-las de acordo com a sua agenda.
3 – Se prepare para consumidores que querem comprar antes da Black Friday
Com a sua agenda de promoções pronta, você também pode criar ações específicas para consumidores que preferem comprar antes da Black Friday.
De acordo com a Ebit/Nielsen, 13% dos consumidores pretende realizar as suas compras nos dias que antecedem a Black Friday, entre 16 e 22 de novembro.
Pense nesses consumidores e faça um esquenta das suas promoções, com produtos e descontos especialmente preparados para esse período pré Black Friday.
4 – Crie expectativa sobre as suas vendas
Criar um suspense e um burburinho sobre o que você irá vender na Black Friday pode ajudar a aumentar o sucesso das suas vendas.
Dispare e-mails para a sua base de clientes com pequenas doses do que está por vir e poste nas redes sociais pequenas dicas do que estará com preço baixo. Essas ações irão despertar a curiosidade do seu público, que ficará cada vez mais ansioso pela data.
5 – Aqueça suas campanhas de e-mail marketing
Junto com o planejamento de promoções, você também deve começar o planejamento das suas campanhas de e-mail marketing. Os e-mails têm um papel importante durante as datas comemorativas, pois ajudam a trazer os clientes de volta para a sua loja.
Comece a planejar, criar e agendar os e-mails que você vai mandar antes, durante e após a Black Friday e a Cyber Monday.
Algumas ideias de e-mails que podem ser enviados:
- Amostra das promoções dos próximos dias;
- Promoções exclusivas para consumidores cadastrados;
- Anúncio do início das promoções da Black Friday;
- Lembretes sobre os últimos momentos para aproveitar os descontos.
6 – Recompense seus consumidores leais
As datas comemorativas também representam uma chance de construir um relacionamento com seus consumidores e fazer com que eles voltem para a sua loja.
Direcione alguns e-mails para clientes que já compraram na sua loja e ofereça as suas melhores ofertas com antecedência para esse grupo. Dê a chance para que esses consumidores tenham acesso a ofertas exclusivas antes do público geral.
Essas ofertas exclusivas funcionam como um incentivo para que os clientes visitem a sua loja e realizem uma compra.
7 – Acompanhe seus concorrentes
Ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo em relação as suas campanhas de marketing pode te ajudar a ter ideias para as suas próprias campanhas de Black Friday e Cyber Monday.
A maneira mais fácil de acompanhar o que a concorrência está fazendo é se cadastrando na newsletter deles. Estude o tipo e a frequência de e-mails que eles enviam, mas tome cuidado para não se “inspirar até demais”.
Além disso, você também pode acompanhar seus concorrentes nas redes sociais e configurar alertas do Google para ver quais sites estão falando deles.
8 – Veja o que funcionou e o que não funcionou
Esse último passo deve ser posto em prática após a Black Friday. Esse período de vendas também é uma excelente oportunidade para você aprender com os seus erros e acertos.
Refletir sobre o que funcionou e o que não funcionou nas suas vendas têm um valor próprio que vai muito além da receita obtida nas suas vendas.
Ao implementar as suas estratégias para esse ano, faça anotações e documente suas decisões e seus resultados. Esses registros serão uma referência para quando você começar a se preparar para a temporada de vendas no próximo ano, além de permitir que você veja o que funcionou para a sua empresa e repita essas ações.
Se preparar e planejar com antecedência são parte do segredo para ter sucesso na Black Friday. Esperamos que nossas dicas ajudem vocês a ter sucesso nas vendas desse ano. Boas vendas!