No e-commerce, os e-mails são uma das melhores formas de manter uma relação com os clientes. Eles servem para impulsionar vendas, divulgar promoções e novos produtos.
Um tipo de e-mail muito simples, porém muito importante, é o de boas-vindas, quando o cliente acaba de se cadastrar na sua loja. Esses e-mails são o primeiro passo para estreitar o relacionamento com esse novo consumidor.
Um e-mail de boas-vindas pode dizer mais do que apenas “obrigado pelo seu cadastro”, ele também pode convencer o cliente que vale a pena investir nessa nova relação. Para isso, é preciso caprichar nesse e-mail, abaixo você confere algumas dicas de como fazer isso:
1 – Se apresente
Antes de tentar vender, diga um oi para o seu cliente. Conte quem você é, fale sobre a empresa, seu mix de produtos, como a sua marca poderá ser útil para o cliente e diga o quanto está feliz por ele ter decidido ser parte da sua loja.
Tenha uma atenção especial a linguagem utilizada, o tom de voz e o vocabulário devem estar conectados com seu público alvo.
2 – Entregue algo de valor
O que você pode oferecer ao seu cliente em troca por ele ter se cadastrado na sua loja?
A grande maioria dos e-commerces oferece um cupom de desconto para a primeira compra, incentivando o cliente a retornar à loja.
Mas essa troca não precisa necessariamente ser algo voltado para a compra. Você pode oferecer dicas de como utilizar os seus produtos, incentivar o acesso ao seu blog, informar como o cliente pode conseguir frete grátis, links para as suas redes sociais e etc.
Entregue um conteúdo que agregue valor para o consumidor.
3 – Personalize a sua mensagem
A maioria das ferramentas de e-mail marketing permitem que você faça algumas personalizações na sua mensagem, como incluir o nome do cliente no assunto ou no corpo do e-mail.
Esse tipo de título personalizado dá um tom mais pessoal a mensagem e aumenta a chance de abertura do e-mail.
É interessante fugir do óbvio, como “Bem-vindo a nossa loja”, pois eles podem ser facilmente deletados antes mesmo de serem abertos.
Se preferir, faça testes A/B para descobrir qual tipo de título e personalização tem mais chances de converter.
4 – Seja rápido no envio do e-mail
Digamos que você ofereça um cupom de 10% de desconto na primeira compra como incentivo para que os clientes se cadastrem na sua newsletter. Se um cliente está prestes a fechar uma compra e se cadastra, ele tem certa urgência em receber o cupom para finalizar a sua compra. Caso ele não receba esse e-mail rapidamente, ele pode desistir da compra.
Então, programe as suas ferramentas de automação para enviar o e-mail assim que o cliente se cadastrar, diminuindo os riscos de um cenário como esse acontecer.
5 – Nada de cair na caixa de spam
Mensagens de lojas online podem facilmente cair na caixa de spam. Lembre-se de sempre incluir um pedido para que seus consumidores adicionem o seu e-mail na lista de contatos, evitando que seu e-mail vá para a pasta errada e o consumidor não veja a mensagem.
6 – Tenha uma Call to Action
O que você espera que os consumidores façam após receber o seu e-mail de boas-vindas?
Você quer que eles utilizem o cupom de desconto que você está oferecendo ou que baixem algum material?
Seja o que for, a sua Call to Action deve ser clara e guiar o cliente para o próximo passo após ler o seu e-mail.
7 – Capriche no visual
Um e-mail com um design bem trabalho é sempre mais interessante do que apenas um texto corrido.
Você pode brincar com GIFs, imagens e cores para compor a sua mensagem, desde que essas escolhas estejam dentro da linguagem visual da sua marca. O visual irá ajudar a manter o interesse do consumidor na sua mensagem.
8 – Seja responsivo
De nada adianta ter um e-mail lindo, com uma mensagem interessante e uma call to action certeira se ele não funciona em todos os dispositivos.
Com grande parte da população acessando a internet pelo celular, não é nenhuma surpresa que muitos clientes irão abrir o seu e-mail em um smartphone ou tablet.
Então, faça testes e verifique se a sua ferramenta de automação de e-mail está configurada para adaptar o seu e-mail aos mais diversos dispositivos.
A maioria dos e-mails de boas-vindas não possuem grandes blocos de texto, eles são uma combinação de pequenos textos com um visual interessante. Utilize as dicas acima para definir que tipo de e-mail você quer enviar. O importante é desenvolver um conteúdo interessante e que de motivo para o cliente retornar a sua loja.