Está tudo pronto para a sua loja ir ao ar. Produtos cadastrados, integrações feitas, plataforma funcionando e equipe preparada para começar o trabalho. Mas e as vendas?
O primeiro desafio de quem abre um e-commerce é tornar a sua loja conhecida e começar a vender. Infelizmente não existe um meio fácil para alcançar esse objetivo, mas existe muito trabalho a ser feito e alguns atalhos para pegar.
Fizemos uma lista com 7 ideias e dicas que podem te ajudar a realizar a primeira venda da sua loja online. Veja a seguir:
1 – Conte a amigos e familiares
Assim como eles são a base da sua vida, eles serão a primeira base da sua loja. Conte a todos os seus amigos e familiares sobre a sua nova loja, peça para que eles ajudem compartilhando a notícia, curtindo a sua página nas redes sociais, se cadastrando para receber os seus e-mails e etc.
Essas pessoas podem acabar não fazendo compras na sua loja, mas o compartilhamento vai ajudar a aumentar a sua rede de contatos e tornar a sua loja conhecida por mais pessoas.
2 – Distribua cartões da sua loja
Qualquer empresa que se preze tem o seu cartãozinho de visita. Algo que os donos carregam com orgulho por aí e entregam em toda oportunidade de network.
Faça o mesmo, crie cartões para a sua loja. O design desses cartões deve refletir a identidade do seu negócio e ter o endereço do seu e-commerce em destaque.
Com os cartões em mãos saia distribuindo por aí. Essa é uma ação simples. mas que também ajuda a tornar a sua loja conhecida.
3 – Use as redes sociais
As redes sociais vão te ajudar a conversar com o seu público, divulgando as novidades e gerando engajamento. Esses canais podem ser bem valiosos nesse início, principalmente pela facilidade de contato com usuários com potencial para se tornar clientes.
Utilize as redes para:
- Tirar dúvidas;
- Informar sobre seus produtos;
- Falar sobre como surgiu a sua loja;
- Informar sobre a marca e quem você é.
Essas ações ajudam a aumentar a confiança do público que costuma ficar com “um pé atrás” quando se trata de lojas virtuais pouco conhecidas.
Uma ação interessante a ser realizada nas redes sociais é o impulsionamento de publicação, ou seja, investir um pouco para que seus posts alcancem um público maior. O que não falta são boas ferramentas para criar público alvo e gerenciar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram.
4 – Use o Google Adwords
O Google Adwords pode aumentar as suas vendas atraindo clientes para a sua loja quando eles pesquisarem pelo tipo de produto que você vende.
Você define as palavras-chaves mais relevantes para o seu negócio, escolhe o quanto quer investir e cria o seu anúncio. Quando alguém fizer uma pesquisa no Google relacionada com as palavras-chaves que você escolheu, o seu anúncio será exibido nesses resultados de pesquisa.
Nesse modelo você paga somente quando alguém clica no seu anúncio. O Adwords é uma ótima forma de fazer a sua marca ser notada por novos consumidores.
5 – Adicione seus produtos em comparadores de preço
Sites como Buscapé, Bondfaro, Zoom e até o mesmo Google Shopping são plataformas para lojas que desejam aumentar a exposição de seus produtos.
Muitos consumidores utilizam esses sites para pesquisar o melhor preço de um produto no mercado online.
Adicionar os seus produtos nesses sites aumenta a sua exposição e pode atrair consumidores para a sua loja. O mais interessante nesse caso é que se tratam de consumidores que já estão bem próximos da decisão de finalizar a compra. Saiba mais sobre comparadores de preço.
6 – Integre sua loja com marketplaces
Assim como os comparadores de preço, os marketplaces também são uma forma de aumentar a exposição da sua loja e dos seus produtos. Porém, aqui o cliente não é redirecionado para a sua loja, ele finaliza a compra direto no marketplace.
Entre os marketplaces mais conhecidos podemos citar Mercado Livre, Submarino, Ponto Frio e Amazon.
De acordo com dados da Ebit, os marketplaces já representam 60% das vendas na internet, ou seja, fazer parte desses canais pode aumentar muito as suas vendas.
7 – Ofereça um cupom de desconto na primeira compra
Todo mundo adora um desconto. Por meio de uma pop-up na home da sua loja você pode oferecer esse atrativo para clientes que se cadastrarem.
Ofereça um cupom de 10% de desconto para ser utilizado na primeira compra de novos clientes. Além de garantir a venda você estará aumentando a sua base de leads e posteriormente poderá trabalhar essa base para que os clientes retornem e comprem novamente.
Além dessas dicas nós também indicamos que você tenha paciência. Começar um negócio do zero pede muito trabalho e foco para que você possa construir uma marca forte.
Quer começar o seu e-commerce e precisa de um aconselhamento? Fale com a gente, quem sabe não fechamos uma parceria.