O segundo semestre chegou e com ele muitas oportunidades de vendas para o e-commerce. Existem boas datas comemorativas nos próximos meses que vão influenciar diretamente no lucro do comércio eletrônico.
Vem por aí o Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, a tão esperada Black Friday e o Natal. E para aproveitar bem cada uma dessas datas, é importante que os lojistas façam um bom planejamento com antecedência. Assim, é possível oferecer as melhores campanhas, opções de produtos, bom atendimento e um serviço de excelência.
Por isso, reunimos quatro dicas nesse artigo para que você possa prepara a sua loja para essas vendas com tranquilidade e alcance os melhores resultados. Confira:
01 – Pense nas suas campanhas
As campanhas são fundamentais para que as suas vendas funcionem, assim é preciso planejar que tipo de promoção você vai realizar para cada data.
- Você vai oferecer frete grátis?
- Cupom de desconto?
- Desconto progressivo?
- Itens especiais?
- Vai mudar o layout da sua loja ou colocar novos banners?
- Vai realizar ações nas redes sociais?
Tudo deve ser pensado com antecedência para ser colocado em prática à tempo.
Nossa dica: crie um calendário com datas e ações, listando tudo o que você planeja fazer e em quais datas sua loja vai investir. Você pode listar produtos, descontos, ações e o período em que a promoção ficará ativa.
Com tudo isso pensado de antemão você consegue se preparar mais facilmente e deixa tudo pronto e programado para quando o período da data comemorativa chegar.
02 – Prepare o seu estoque
O planejamento do estoque de produtos vai fazer com que a sua loja não tenha nenhum prejuízo durante suas campanhas de datas comemorativas, isso porque com um estoque bem equilibrado você consegue garantir que o cliente não saia sem produto da sua loja e não tenha excessos no seu depósito.
A organização do seu estoque vai de encontro com o seu planejamento de campanha: se você vai fazer uma promoção de sapatos sociais para o Dia dos Pais, então você precisa garantir que esses produtos estão disponíveis para venda. A pior coisa que pode acontecer é a venda de um produto sem estoque.
Uma boa forma de organizar o seu estoque é fazendo uma análise das suas próprias vendas, verificando quais produtos possuem apelo maior perante ao seu público. Além disso, você também deve analisar as vendas no mesmo período de outras datas comemorativas e ações anteriores, esses números vão servir como base para você definir a quantidade de produtos que deve ter em estoque.
Lembre-se também de mantér um bom relacionamento com os seus fornecedores, afinal são eles que vão atender as necessidades da sua loja nesses períodos.
03 – Organize a sua logística
A logística é uma das estrelas da sua operação quando falamos sobre datas comemorativas, principalmente as de fim de ano, isso porque o processo de envio deve estar muito bem organizado para que nenhuma encomenda chegue com atraso.
Com um estoque bem organizado você já facilita parte do trabalho da sua equipe de logística, que vai embalar e realizar o envio dos produtos.
Para o cliente ofereça mais opções de envios, como SEDEX ou retirada na loja, permitindo que ele escolha poder pagar mais caro no frete para receber o produto mais rápido.
Além disso, outra opção que faz muito sucesso é o frete grátis. Para datas comemorativas pensar em formas de oferecer essa facilidade pode ajudar a impulsionar as suas vendas.
04 – Prepare a sua equipe
Sem uma boa equipe você não vai conseguir realizar as suas vendas, portanto prepare os seus funcionários e verifique a necessidade de contratar novos colaboradores para atender a demanda extra de final de ano.
Invista em um bom treinamento, oferecendo todas as informações necessárias para que sua equipe saiba tudo sobre seus produtos e métodos de venda.
A sua equipe de atendimento também merece uma atenção especial, pois são eles que vão falar diretamente com os consumidores tirando todas as dúvidas e ajudando na resolução de qualquer tipo de problema.
Ainda pensando na sua equipe, não se esqueça de criar formas de estimular seus funcionários preparando bônus ou premiações para os melhores resultados, principalmente em datas com muito volume de trabalho.
Dito isso tudo, se prepare pois não faltam oportunidades para vender muito nesse segundo semestre. Ofereça uma boa experiência de compra para seus clientes e aproveite.
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