No começo de cada ano é comum que os gerentes de marketing identifiquem as principais áreas para se focar naquele ano. E geralmente as mesmas tendências de marketing acabam surgindo: personalização, mobile e mídias sociais. Esses itens possuem um papel importante no marketing para o e-commerce e estão em constante evolução.
A personalização já deixou de ser apenas o nome do cliente em um e-mail marketing, os smartphones oferecem uma gama de possibilidades que os celulares básicos jamais possuíram, e a chegada do Facebook trouxe uma forma inovadora de alcançar os consumidores. Cada uma dessas áreas vai continuar a apresentar novas e interessantes tendências de marketing para 2016.
Personalização
Os seus e-mails oferecem uma experiência única para cada cliente? As mensagens são baseadas nas ações que eles tomaram anteriormente? Você manda e-mails para clientes que compraram recentemente encorajando-os a fazer avaliações dos produtos na sua loja? Oferece produtos relacionados a compras realizadas anteriormente e envia um e-mail agradecendo a compra? Ou apenas pergunta como foi a experiência de compra?
Os consumidores online te dizem exatamente no que eles estão interessados, seja informando nas preferencias de e-mail ou através do seu comportamento na sua loja, incluindo histórico de compras e páginas visitadas.
Ao testar, de forma contínua, os aspectos das suas estratégias de comunicação (tom e conteúdo, nível de comunicação, frequência), você vai encontrar o ponto perfeito para aumentar a sua receita enquanto valoriza os seus clientes.
Dispositivos móveis
Em 2016 é hora de apostar nos dispositivos móveis, e não é mais uma questão de escolha, os seus clientes estão lá. Além disso, recentemente o Google anunciou que vai melhorar a posição no ranking de pesquisa de sites responsivos.
O número de clientes que utiliza os seus smartphones para realizar uma compra, conferir preços ou salvar itens para uma futura compra está aumentando. Compras por smartphones e tablets devem ser convidativas, gerar engajamento e de fácil transação.
Em relação a aplicativos, apenas desenvolva um exclusivo para a sua loja caso você venda um produto que as pessoas comprem diariamente (como pizza), caso contrário não perca o seu dinheiro indo nessa direção. O seu orçamento será melhor empregado no desenvolvimento de um site responsivo para dispositivos móveis e que melhore a experiência de compra dos seus clientes.
Mídias sociais
Ultimamente o Facebook tem vendido poucos anúncios por preços altos, e um anúncio só tem metade do alcance do que tinha a um ano atrás. Isso não quer dizer que as redes sociais devam ficar fora da sua estratégia de marketing, você só precisa analisar como usá-la.
O seu investimento em mídias sociais deve atrair interesse para a sua marca, atrair clientes para a sua loja, e mais importante, reter esses clientes.
Muitas redes sociais oferecem boas formas de segmentação. Se você identifica que uma grupo especifico está respondendo bem a uma oferta, direcione os seus anúncios e gastos para esse grupo. E então utilize esses dados para refinar a sua segmentação no e-commerce, isso irá fazer com que o seu orçamento para mídias sociais renda mais.
Uma das tendências de marketing para 2016 é o surgimento dos botões de compra em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, então as empresas já devem começar a pensar em como utilizar isso como parte da sua estratégia comercial.
Existem muitas estratégias e campanhas a serem exploradas em 2016, mas acima de tudo você deve oferecer uma experiência de compra que mostre que você realmente conhece os seus clientes e sabe o que eles querem.
Fonte: Econsultancy