O Estadão preparou uma lista com 11 livros que contam a história de empreendedores, são histórias inspiradores de como algumas pessoas construíram grandes empresas, muitas vezes começando do zero. Muitas dessas histórias podem apresentar lições a serem postas em prática no gerenciamento do seu negócio.
Abaixo você confere cada livro e a sua sinopse:
H Stern: A História Do Homem E Da Empresa
Autor: Consuelo Dieguez
Editora: Record
Ao articular pesquisa histórica profunda a fotos, cartas e documentos inéditos, H Stern: a história do homem e da empresa capta o espírito dos tempos – as dúvidas, anseios e desafios do homem, do indivíduo – para reconstituir a vida de Hans Stern desde a fuga da Alemanha nazista até seus últimos dias no Brasil, onde construiu o que viria a se tornar uma das empresas brasileiras mais bem-sucedidas da história.
Sonho Grande
Autora: Cristiane Correa
Editora: Sextante / Gmt
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira são os empreendedores que ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.
Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.
Ozires Silva – Um Líder Da Inovação
Autor: Decio Fischetti,
Editora: Bizz Comunicação
Biografia do Criador da Embraer – O livro conta a vida e a atividade profissional de Ozires Silva, engenheiro, criador da Embraer, ex- ministro da Infraestrura, ex-Presidente da Petrobras, ex-Presisente da Varig, fundador da Pele Nova Biotecnologia, e reitor da Unisa e atualmente da Unimonte.
Em Nome do Pai
Autor: Rubens Augusto Júnior
Editora: Multiart
Escrito por Pena Placeres e Ivani Cardoso, o livro “Em Nome do Pai – A história da maior rede de pizzarias do Brasil, e os ensinamentos do seu criador, Rubens Augusto Júnior” narra a trajetória de vida do corintiano roxo e empreendedor nato, que, ao reconhecer o interesse de seus filhos em trabalhar na marca que criou e dedicou a vida, optou que eles entrassem na companhia da forma mais “sábia” possível: lavando pratos. “Vocês, como filhos do dono, devem dar o exemplo e trabalhar até mais do que os outros funcionários”, afirma no livro que traz não apenas ensinamentos para empreendedores, mas também, lições de garra e perseverança.
Carlos Wizard – Sonhos Não Têm Limites
Autor: Ignácio de Loyola Brandão
Editora: Gente
Carlos Wizard Martins, presidente do Grupo Multi Educação, ensino de idiomas e profissionalizante, que atende mais de um milhão de alunos, com 3 mil escolas no Brasil e em dez países, gera 50 mil empregos e movimenta 3 bilhões de reais anualmente. Nesse livro estão os sucessos e os momentos de dor desse homem que venceu todas as condições adversas para alcançar o êxito e nos mostrar que sonhos não têm limites.
Uma Trufa E… 1000 Lojas Depois!
Autor: Alexandre Tadeu da Costa
Editora: Alaúde
A história do Alexandre e da criação da Cacau Show exemplificam o conceito de empreendedorismo com propósito. A Cacau Show se tornou ao longo da última década a maior franquia de alimentação do Brasil e a maior rede de chocolates do mundo em número de lojas. Este livro celebra a abertura da milésima unidade da franquia, que está presente em todos os estados brasileiros, e descreve em detalhes as dificuldades e aprendizados do empreendedor ao longo do caminho.
E Se Colocar Pimenta?
Autor: Caito Maia e Rodolfo Araújo
Editora: Campus
A Chilli Beans, em vez de seguir fórmulas, criou um jeito próprio de fazer negócios, no qual todos os personagens têm o mesmo peso. Em elegância rara, o texto divide a história da empresa em três fases: sobrevivência, decolagem e vida adulta. O leitor conhecerá as origens da marca por meio da formação da personalidade dos principais nomes que começaram essa trajetória.
O Segredo do Sucesso
Autor: Sylvia Design
Editora: Universo Dos Livros
Sylvia Araújo ficou famosa em todo o Brasil por aparecer nas propagandas de sua própria rede de lojas de móveis, com seu jeito extrovertido, usando fantasias extravagantes e variadas. Mas, por trás desse bom-humor, há uma incrível história de perseverança e pensamento estratégico. A menina pobre que chegou a São Paulo sozinha é hoje dona de um império em ascensão no setor de móveis.
O Florista da Web
Autora: Débora Rubin
Editora: Matrix
O comércio on-line movimenta cada dia mais e mais dinheiro. Muita gente se rende à comodidade de escolher, pagar e receber a mercadoria sem sair da frente do computador. Para isso, foi necessário o trabalho incessante de um grande pioneiro do e-commerce brasileiro. Seu nome: Clóvis Souza, fundador da empresa Giuliana Flores. Sua marca é quase que onipresente no universo da internet. Seu modo de trabalhar e suas ideias podem ser fonte de inspiração para muitos outros empreendedores, executivos, estudantes de várias áreas e qualquer outra pessoa que tenha ambições profissionais.
Retrato de Família
Autora: Adelina Clara Hess de Souza
Editora: Blumenau
Livro conta a história de vida de Adelina e da sua família, e inclui a origem e expansão do Grupo Dudalina. O grupo surgiu no final dos anos 50 e se tornou a maior camisaria do país.
Mr. Fisk
Autor: Elias Awad
Editora: Novo Século
O livro mostra além da trajetória de 50 anos da Fisk, os 85 anos da vida de Richard Hugh Fisk.A obra é uma lição de vida ao relatar detalhadamente todos os obstáculos superados pelo empresário e como ele transformou determinadas situações em grandes oportunidades. O leitor terá conhecimento das dificuldades desde sua infância até a chegada ao Brasil em 1949, quando desenvolveu o seu maior acerto o ‘Método Fisk de Ensino’.
Fonte: Estadão