O e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil, a cada dia novos empreendedores apostam nesse setor e novas lojas são abertas. Mas infelizmente a maioria desses novos negócios não vai pra frente, e isso pode ocorrer devido a erros simples e falta de conhecimento. É importante que você se qualifique para esse mercado, e pensando nisso resolvemos listar 10 dicas rápidas e simples para você aplicar no seu e-commerce.
1 – Aposte em mídia
Ao fazer uma compra pela internet o cliente não tem como tocar, sentir e ter uma noção real de como é o produto que ele está comprando. É importante que a sua loja tenha boas fotos do produto, com diferentes ângulos e até mesmo mostrando o produto em uso real. Vídeos também são muito bem vindos e ajudam a criar a noção real de produto. Para produtos de vestuário, como roupas e calçados, essas mídias são fundamentais.
2 – Marketplace
Para pequenos negócios esse pode ser o passo inicial em uma empreitada online. Os marketplaces são sites como Mercado Livre, Submarino, Walmart e afins. Eles oferecem a própria plataforma para que outros lojistas vendam os seus produtos. Pode ser interessante fazer parte de um marketplace ao começar um negócio, pois os seus produtos entrarão no mecanismo de pesquisa dessas grandes empresas e poderão ser encontrados de forma mais fácil pelo público. Também é uma boa forma de se tornar conhecido.
3 – Aproveite as datas comemorativas
Fique sempre atento a datas comemorativas, elas ajudam a impulsionar as vendas. Tenha sempre um calendário com as principais datas anotadas e se planeje com antecedência para realizar promoções especiais. Se o seu e-commerce é de nicho como, por exemplo, um pet shop, você pode trabalhar datas como dia do veterinário ou dia dos cães. Datas como dia das mães, dia dos namorados, Black Friday e Natal são grandes impulsionadoras de vendas no comércio eletrônico.
4 – Faça parcerias com blogs e youtubers
Um dos grandes problemas no e-commerce é como fazer a sua loja se tornar conhecida. Umas das opções é fechar algumas parcerias com blogs e youtubers. Envie produtos e peça para que eles façam uma postagem com a review do seus produtos e da sua loja. Assim você estará se apresentando a um novo público de forma indireta.
5 – Seja presente nas redes sociais
Essa dica nem precisaria ser falada, pois é fundamental que qualquer marca hoje em dia tenha presença nas redes sociais, então crie o seu perfil. Claro que não é necessário fazer parte de todas as redes, faça uma seleção das principais redes sociais utilizadas pelo seu público alvo e quais são mais apropriadas para o seu trabalho. O Facebook é a principal rede social no momento e você deve ter uma página por lá. Se a produção de imagem é o seu forte, o Instagram também é uma boa escolha. Se o mundo corporativo é o seu alvo, crie um perfil no LinkedIn. O importante é se envolver com o seu público e criar engajamento através dessas redes.
6 – Capriche na descrição do produto
A descrição de um produto pode ter papel fundamental na decisão de compra dos clientes. Detalhe todas as informações do produto na descrição, construa um texto que informe e encante o seu cliente. Fale sobre as medidas, material de fabricação, detalhes técnicos, configurações, enfim, tudo o que aquele produto possui. Falta de informação pode ser o fator que vai fazer o cliente desistir de comprar na sua loja e comprar no concorrente. Atenção aos detalhes sempre.
7 – Seja responsivo
Responsivo é o presente dos e-commerces. O número de acesso através de dispositivos móveis aumenta a cada ano, se você não quer perder compras a sua loja deve funcionar perfeitamente em smartphones e tablets. Se a sua loja ainda não é responsiva, torne essa uma das suas prioridades.
8 – Capriche na embalagem
Já falamos aqui no blog sobre embalagens personalizadas e como elas podem ser importantes na fidelização de clientes. A embalagem é o primeiro contato físico que o cliente terá com a sua loja, utilize isso como uma ferramenta de marketing. Uma embalagem precisa proteger bem o produto, mas ela também pode ser usada para integrar o cliente ao universo da sua loja. Utilize embalagens com as cores da sua empresa, com o logotipo ou, até mesmo, com desenhos. Pense no custo benefício e em como você pode surpreender o cliente no recebimento do produto.
9 – Facilite o checkout
A finalização do pagamento é a parte mais crucial na jornada de compra, é nessa etapa que ocorrem a maioria dos abandonos de carrinho. Uma das maneiras de evitar esse abandono é facilitar o checkout do cliente. Evite formulários extensos de cadastro, quanto mais simples mais compras serão finalizadas. Uma boa opção é utilizar o sistema de finalização de pagamento em uma única página, concentrando cadastro e pagamento em um único lugar.
10 – Presença no Google
Essa é provavelmente a dica mais complexa da nossa lista. Afinal, como ser presente no Google? Os mecanismos de busca do Google estão sempre em atualização e mudam suas regras com certa frequência. É difícil se destacar na busca orgânica sem um bom trabalho de SEO e criação de conteúdo. O bom trabalho em descrição, imagens, site responsivo e presença nas redes sociais ajudam a subir no ranking de pesquisa. Além disso é preciso investir no Google Shopping e no AdWords. A estratégia de SEO é a estrela principal para aumentar a sua presença no Google, se aprofundar nessa área é fundamental para um bom trabalho no e-commerce.
Essas são as nossas 10 dicas rápidas sobre e-commerce. É claro que tratamos tudo de forma bem simplificada e é possível se aprofundar muito em cada item apresentado. Se você desejar pode entrar em contato conosco que iremos oferecer uma boa consultoria para o seu negócio. Boa sorte!