A realidade aumentada é uma tecnologia que sobrepõe imagens digitais à visão do usuário do mundo real por meio de dispositivos móveis. Assim, essa poderosa ferramenta tenderá a mudar a maneira de como os consumidores avaliarão os produtos antes de comprá-los em lojas virtuais.
A pandemia de covid-19 impulsionou significativamente as vendas por comércio eletrônico no Brasil. Atualmente, 45% das empresas nacionais obtém via e-commerce sua principal fonte de renda. Dentre essas empresas, 69% planejam manter permanentemente os investimentos feitos em vendas online e delivery. Assim, devemos pensar em alternativas e tecnologias capazes de destacar nossos produtos nesse grande oceano virtual.
Grandes empresas como o Google e o Alibaba estão desenvolvendo tecnologias visando a popularização de módulos de realidade aumentada para smartphones. Dessa forma, a utilização em massa dessa tecnologia está muito próxima de revolucionar o conceito global de comércio eletrônico.
Tendências para e-commerce
Duas grandes tendências globais estão se consolidando no comércio eletrônico: a utilização de dispositivos móveis como principal via de aquisição de produtos, e a visualização virtual dos produtos.
Seguindo a tendência mundial, atualmente, 60% das compras online realizadas pela plataforma Shoppub são feitas por smartphones, e esse número tende a aumentar nos próximos anos.
Considerando que a imagem de um produto é crucial para sua venda online, a visualização dos produtos mudou drasticamente nos últimos anos. Assim, as imagens online dos produtos, evoluíram de pequenos “borrões”, para imagens atraentes em alta resolução.
Mesmo com essas mudanças, os recentes avanços tecnológicos em 3D, realidade aumentada e realidade virtual estão prestes a mudar a forma como os produtos serão visualizados, e comercializados no mundo digital nos próximos anos.
A principal desvantagem das compras online é a falta de informações táteis dos produtos. Em outras palavras, é difícil imaginar de forma abstrata quanto espaço um móvel ocupará em sua casa ou em seu escritório, ou se determinada peça de roupa vestirá bem no cliente que a deseja. Assim, a utilização de realidade aumentada virá para sanar essas deficiências.
Nesse sentido, essas tendências tecnológicas emergentes no setor de e-commerce afetarão a maneira como os consumidores tomarão decisões sobre produtos e serviços, de modo que a visualização dos produtos se tornará tão importante quanto a qualidade desse produto.
Lojistas e consumidores, o futuro bate à nossa porta!!!
Fontes: e-commerce Brasil, CCFB, AlliedWallet