Práticas e versáteis, as dark stores chegaram para ficar e já estão trazendo grandes vantagens para o mercado de e-commerce.
Porém, se essa dinâmica não faz parte da sua rotina — ou se você ainda não está familiarizado com a ideia —, não precisa se preocupar. Neste conteúdo, vamos fazer uma verdadeira imersão no conceito das dark stores.
Então continue a leitura para saber mais e descubra os benefícios que essa estratégia pode trazer para seus negócios!
O que são as dark stores?
Também conhecidas como microhubs, minicentros de distribuição ou micro-fulfillment centers, as dark stores são espaços físicos exclusivos para armazenar, separar e enviar produtos.
Aqui, o principal objetivo é assegurar um apoio logístico eficiente para que as lojas possam oferecer experiências de compra cada vez mais satisfatórias. Mas o que diferencia as dark stores dos tradicionais centros de distribuição?
Os CDs contam com grandes infraestruturas e, geralmente, estão localizados próximos a grandes rodovias para facilitar o escoamento das mercadorias. Em contrapartida, as dark stores são menores e estão localizadas em centros urbanos, assegurando mais agilidade para as entregas.
Como esse modelo de negócios funciona?
O cumprimento dos prazos é a preocupação primordial de qualquer dark store. E para que esse propósito seja cumprido com sucesso, é importante que esses espaços sigam a seguinte dinâmica:
- tudo começa quando os clientes fazem suas compras em uma determinada loja virtual;
- os pedidos são registrados em um sistema próprio e direcionados para a dark store mais próxima do destinatário;
- na sequência, os produtos são embalados e separados para envio;
- por fim, esses mesmos produtos são coletados e encaminhados para os clientes via correios ou transportadora.
E, dependendo do horário da compra ou do endereço de envio, a entrega pode acontecer no dia seguinte ou até no mesmo dia!
Quais as principais vantagens de implementar essa estratégia?
Além da agilidade nas entregas, as dark stores podem oferecer uma série de benefícios para os e-commerces. Entre os pontos altos de contar com esse modelo logístico, podemos destacar os seguintes aspectos:
- custos de implementação reduzidos em comparação ao investimento necessário para estabelecer um centro de distribuição;
- redução dos gastos com transporte e também dos impactos ambientais gerados pela emissão de gases poluentes dos veículos;
- mais facilidade para o gerenciamento dos atendimentos em regiões com altos volumes de pedidos;
- melhora da experiência de compra dos clientes, contribuindo com a fidelização desse público;
- diminuição do índice de abandono dos carrinhos o que, consequentemente, amplia as vendas e os lucros.
Embora as dark stores não sejam abertas ao público final, existe ainda uma outra vantagem que elas podem assegurar. Dependendo da estrutura e da localização desses espaços, é possível oferecer a opção de retirada dos produtos adquiridos.
A ideia é garantir que os consumidores estejam cada vez mais satisfeitos, e que a sua loja também possa conquistar resultados cada vez melhores.
Gostou de saber mais sobre as dark stores e tem interesse em conferir outros conteúdos como este? Então continue aqui no blog da Shoppub para ficar por dentro das principais novidades comércio eletrônico!